Avaliação dos processos de compras com dispensa de licitação: estudo em uma universidade federal

Carla Cristina da Silveira Trilha, Guilherme Krause Alves, Rogério da Silva Nunes

Resumo


O artigo analisa os processos de compra de materiais de consumo, em uma Instituição Federal de Educação Superior - IFES, por meio da dispensa de licitação, de acordo com o inciso II do artigo 24 da Lei n. º 8.666, de 21/06/1993. A base teórica do estudo foram as compras públicas, a gestão de processos e o mapeamento de processos. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, documental e estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com servidores no intuito de levantar o perfil e a descrição das atividades desempenhadas durante o processo de compra direta, empregando a planilha 5W2H para a análise qualitativa dos dados. Nos resultados foi apresentado como sugestão o mapeamento do processo, utilizando as metodologias BPMN e BPMS, que possibilitaram a visualização do processo como um todo, a identificação das inconsistências, o apontamento de melhorias na utilização dos recursos, bem como a identificação de todos os envolvidos e a interação entre eles.


Palavras-chave


Gestão de processos. Mapeamento de processos. Dispensa de licitação.

Texto completo:

PDF Html

Referências


AZEVEDO, Joel. A importância da gestão de processos no setor público. [2010]. Disponível em: . Acesso em 13 nov. 2015.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

______. Lei 8.666/1993, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Brasília, 21 jun. 1993. Disponível em: . Acesso em: 09 nov. 2015.

______. DW-SIASG. 2015a.Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2015.

______. Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG. 2015b. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2015.

CORREIA, Kwami Samora Alfama; LEAL, Fabiano; ALMEIDA, Dagoberto Alves de. Mapeamento de processo: uma abordagem para análise de processo de negócio. In: XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2002, Curitiba. Anais... . Curitiba: 2002. Disponível em: . Acesso em: 11 dez. 2015.

DAVENPORT, Thomas H. Reengenharia de processos: como inovar na empresa através da tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 391 p. ISBN 8570018746.

GASPARINI, D. Direito Administrativo. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

GONÇALVES, José Ernesto Lima. As empresas são grandes coleções de processos. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 40, n. 1, p. 6-19, jan./mar. 2000.

HAMMER, Michael. Além da reengenharia: como organizações orientadas para processos estão mudando nosso trabalho e nossas vidas. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 249 p. ISBN 8535201076.

HARRINGTON, H. James. Business process improvement. New York: McGraw Hill, 1991.

IBM do Brasil. Enfoque de qualidade no processo de negócio. Rio de Janeiro, 1990.

JULIATTO, Dante Luiz et al. Implantação de modelo de gestão baseada em processos em uma universidade federal. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 19., 2012, Bauru. Anais... Bauru: UNESP, 2012.

LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1990.

LOSEKANN, Andresa Girardi et al. Análise e mapeamento de processo em uma instituição pública de ensino superior. In: Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Santa Maria. Anais... . Santa Maria: 2012. Disponível em: . Acesso em: 09 dez. 2015.

MARTIN, James. Cybercorp. New York: Amacom, 1996.

MONTEIRO, Jose A. Qualidade total no serviço público: questionamentos e recomendações segundo os 14 pontos de W. E. Deming. Brasília, DF: QA&T, 1991. 157 p.

NUNES, Rogério da Silva. Análise e melhoria de processos. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2014. 143 p.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Administração de Processos: conceitos, metodologia, práticas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

PAIM, Rafael et al. Gestão de processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009. 327 p. ISBN 9788577804849.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUCMG). DW. 2015. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2015.

SMITH, H.; FINGAR, P. Business Process Management: the third wave. Florida: Meghan-Kiffer, 2003.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

VERNER, L. BPM: The Promise and Challenge. v. 2, n. 1. USA: DSP, 2004.

VILLELA, Cristiane da Silva Santos. Mapeamento de processos como ferramenta de reestruturação e aprendizado organizacional. 2000. 182 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000. Disponível em: . Acesso em: 09 dez. 2015.




DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2018.v8n2.p73-86.617

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN - 2237-4558 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

 

Desde 18/10/2017

 

Licença Creative Commons

Os originais publicados na Navus estão disponibilizados de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.