Contribuições das redes sociais no processo de inovação aberta: uma revisão de literatura

Autores

  • Marina Carradore Sérgio Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-3942-2249
  • Regina Wundrack do Amaral Aires Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andrigo Rodrigues Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • João Artur de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gertrudes Aparecida Dandolini Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2018.v8n2.p57-72.612

Palavras-chave:

Inovação aberta. Redes sociais. Inovação.

Resumo

O presente estudo realiza um mapeamento da literatura com o propósito de apresentar as contribuições das redes sociais no processo de inovação aberta. Para tanto, esta pesquisa científica, teórica, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, usou como procedimento metodológico a revisão bibliográfica por meio de uma revisão de literatura a partir de uma busca sistemática nas bases de dados internacionais: Scopus, Science Direct e IEEE Xplore. Conclui-se que as organizações têm buscado um modelo mais aberto de produção de inovações, incluindo atores e conhecimentos externos à empresa, utilizando as redes sociais como meio. Esta evolução tem fomentado o surgimento de novos métodos e ferramentas suportadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs) adaptadas ao processo de inovação.

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Biografia do Autor

Marina Carradore Sérgio, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Araranguá, Santa Catarina, Brasil, em 2013. Possui mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atualmente é aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC), na área de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Suas principais áreas de pesquisas são: Gestão de Ideias, Ontologia, Análise de Agrupamentos, Engenharia de Ontologia, Descoberta de Conhecimento em Bases Textuais e Gestão de Ideias.

Regina Wundrack do Amaral Aires, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da UFSC, Especialista na área de Gestão com MBA em Gestão Estratégica de Instituições de Educação Profissional e Tecnologia (2013) pela Faculdade SENAI/SC Florianópolis e Especialização em Gestão Empresarial (2010) pela UNOESC. Bacharel em Secretariado Executivo (2008) pela UNOESC, com Registro Profissional SRTE/SC 1226 de 27/06/2011. Técnica em Agropecuária (2002) pelo CEDUP Getúlio Vargas. Pesquisadora no ENGIN - Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento/UFSC/CNPQ. Atua como Especialista em Educação na Gerência de Educação e Tecnologia do Departamento Regional do SENAI/SC, atuando na Coordenação Estadual do Programa Nacional de Acesso do Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC e na modalidade de Cursos Técnicos.

Andrigo Rodrigues, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2005), graduação em Bacharelado em Estatística na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2011) e Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEM pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2015). Tem experiência na área de Estatística, atuando nos seguintes temas: Plano amostral, Pesquisas de Mercado, Marketing, Opinião Pública, Eleitoral e Marketing Político, Contagem de fluxo, Cadastramentos e Diagnósticos Socioeconômicos. Atualmente é Professor Titular nos cursos de Administração e Administração com Enfâse em Comércio Exterior e Estatístico, na UNESC.

João Artur de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), Mestrado em Matemática e Computação Científica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), Graduação em Direito pelo Universidade do Sul Catarinense (UNISUL).Trabalhou na Universidade Federal de Pelotas de 1993 a 2007 como professor na área de Matemática, atuando também em Educação a Distância. Enquanto professor da Universidade Federal de Pelotas foi coordenador do Curso de Matemática a Distância, trabalhando com ambiente virtual de aprendizagem, preparação de material didático, e objetos de aprendizagem. Atualmente é Professor da Universidade Federal de Santa Catarina do Departamento de Engenharia do Conhecimento líder do Grupo de Pesquisa IGTI e membro do Grupo ENGIN - Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento. Na graduação tem trabalhado com disciplinas das áreas de Métodos Quantitativos de Pesquisa, Gestão da Inovação, Lógica Matemática e Técnicas da Engenharia do Conhecimento. Na pós-graduação tem atuado como professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC na área de Engenharia do Conhecimento. Atuando nas áreas de pesquisa: Gestão da Tecnologia da Informação, Educação a distância, Inovação, Gestão da Inovação e Inteligência para Inovação. Tem experiência na área inteligência artificial, mais especificamente: Redes neurais, conjuntos difusos e Algoritmos genéticos.

Gertrudes Aparecida Dandolini, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre(1997) e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), e licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Foi professora da Universidade Federal de Pelotas entre 2003 e 2007, onde foi coordenadora do curso de Matemática e do curso de Matemática na modalidade a distância. Foi pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) até 2011. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina do Departamento de Engenharia do Conhecimento, um dos líderes do Grupo de Pesquisa IGTI e do ENGIN - Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento. Na graduação tem trabalhado com a disciplina de Teoria Geral dos Sistemas, Criatividade e Inovação e Gestão da Inovação. Na pós-graduação é professora do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC na área de inovação. Área de pesquisa atua principalmente com: Front End da Inovação, Inteligência para Inovação, Gestão de Inovação, Inovação Social e Universidade Corporativa.

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Publicado

2018-04-01

Edição

Seção

Artigos