Alianças estratégicas e redes de associativismo em pequenos mercados varejistas
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2018.v8n1.p88-101.582Palavras-chave:
Alianças estratégicas. Diferenciais competitivos. Cooperação Estratégica.Resumo
Este artigo tem por objetivo identificar os diferenciais competitivos e cooperativos adotados por uma rede de pequenos mercados varejistas, que encontraram no associativismo uma forma de se manter competitivos no mercado atual. As alianças estratégicas e redes de associativismo são alternativas para os pequenos empresários varejistas desenvolverem estratégias mais competitivas em relação aos seus concorrentes e também sobrevivem à chegada das grandes redes desse segmento. A rede de pequenos mercados se uniu em prol de objetivos comuns de proporcionar a seus participantes uma maior competitividade de mercado, como a possibilidade de aumentar o seu mix de produtos, redução de custos logísticos, maior poder de barganha com fornecedores, inserção de novas tecnologias no negócio, reformular estratégias para garantir o fortalecimento e produzir recursos que possam ser investidos em suas competências básicas. A pesquisa foi realizada em nove, das doze empresas associadas à rede, em quatro cidades. Uma contribuição importante desse estudo é o fato de que as experiências da rede de empresas analisada trouxeram ganhos significativos para a sobrevivência das organizações participantes e o fortalecimento da marca da rede, mediante de oportunidade única de cooperação estratégica.
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