Gestão de um programa de pós-graduação em administração universitária a partir do sistema de avaliação da CAPES

Evandro Silveira, Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Jéssica Rocha de Souza Pereira

Resumo


Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de propor mudanças à Gestão de um Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - Programa Alfa, que oferta o Mestrado Profissional em Administração Universitária, frente ao Sistema de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. O estudo é produto de uma pesquisa de natureza aplicada, descritiva, de abordagem predominantemente qualitativa. Como resultado constatou-se que a proposta do programa necessita de ajustes, pois foram identificadas insuficiências para um Mestrado Profissional, como a ênfase em questões teóricas e má distribuição do corpo docente nas linhas de pesquisa. Observou-se que o programa conta com um corpo docente com perfil acadêmico e profissional adequado, com pequena oscilação de membros. Foi possível identificar inconsistências na vinculação das dissertações às linhas de pesquisa informadas. Por fim, recomendou-se um planejamento das atividades do Programa Alfa, objetivando alinhamento e consonância com os critérios de avaliação da CAPES. O cenário atual apresenta a tendência de o Programa Alfa permanecer com a nota 3. A partir de ajustes sugeridos para a Proposta e Inserção Social, abre-se a possibilidade para uma nota 4. 


Palavras-chave


Avaliação. Pós-Graduação. CAPES. Mestrado Profissional

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DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2017.v7n4.p51-62.555

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