Gestão do prazo de entrega dos fornecedores de uma instituição de ensino superior no meio-oeste catarinense

Marildete Bandiera, Amador Tomaselli, Jaison Caetano da Silva, Cinara Gambirage, Vilmar José Zaccaron

Resumo


Este estudo teve por objetivo analisar as vulnerabilidades na gestão do prazo de entrega dos fornecedores de uma Instituição de Ensino Superior (IES) no Meio-Oeste Catarinense. Para isso, como proposta metodológica, de acordo com a natureza de seu objetivo, este estudo é exploratório e descritivo. Diante da abordagem de seu problema, o estudo caracteriza-se como qualitativo. A análise caracteriza-se como um estudo de caso. Os dados primários desse estudo correspondem aos documentos coletados nos softwares de gestão da IES (Protheus e ECM) que foram exportados para o Excel, onde procedeu-se com a análise documental, além disso, foi realizada entrevista com um gestor. Os resultados da pesquisa apontaram que o modelo atual de gestão do prazo de entrega dos fornecedores possui como principal vulnerabilidade a etapa de acompanhamento do fornecimento e entrega da ordem de compra, pois entre o fechamento do pedido e sua efetiva entrega não é realizado contato com o fornecedor com o intuito de identificar possíveis atrasos/falhas para que sejam tratados. Assim, esse estudo buscou contribuir com a literatura nesse tema pesquisado, uma vez que poucos estudos brasileiros têm abordado o tema de gestão do prazo de entrega dos fornecedores em instituições de ensino superior. Além disso, o estudo também contribuiu no aspecto gerencial da instituição em estudo, apresentando as fragilidades encontradas e possíveis medidas de correção dos problemas identificados de forma que possam eliminá-los.


Palavras-chave


Fornecedor. Gestão do prazo de entrega. Instituição de Ensino Superior.

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DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2017.v7n4.p77-89.543

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