Integração inovadora entre empresas incubadas e universidades para geração contínua de vantagens competitivas em ambientes dinâmicos

Autores

  • Rogerio Tadeu de Oliveira Lacerda UFSC
  • Brianna Luiza Klein UFSC
  • Julia Figueiredo Fulco UFSC
  • Gabriel Santos ACATE - SC
  • Kamilla Bittarello MIDI TECNOLOGICO

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2017.v7n2.p78-96.497

Palavras-chave:

Inovação. Construtivismo. Incubação de empresas. Decisão. Educação.

Resumo

Esse artigo apresenta uma abordagem de integração entre startups e universidade, tendo como objetivos: (i) difundir práticas gerenciais inovadoras em empresas ligadas à incubadoras de empresas, (ii) estreitar a relação entre teoria e prática no ensino da Administração sobretudo em ambiente dinâmicos, (iii) criar um ambiente propício ao desenvolvimento das competências dos alunos do curso de Administração em um enfoque de aprendizagem pela ação, ao mesmo tempo que os empresários das empresas incubadas possam refletir sobre seus processos de gestão. Tal intento é alcançado por meio de uma abordagem construtivista de aprendizagem ativa, com participação ativa dos alunos de graduação de um curso de administração, sob supervisão de um professor-facilitador e dos empresários das startups. Esse artigo apresenta resultados de casos exploratórios que visam entender problemas gerenciais de empresas incubadas na incubadora MIDI Tecnológico e propõe modelos de decisão para os empresários a partir de seus valores e preferências. Essa pesquisa apresenta inovação no aspecto gerencial, onde é apresentado o uso da abordagem Lean Startup junto ao apoio à decisão construtivista, para avaliar e criar alternativas de ações no tocante ao desenvolvimento de produto e mercado. E em adição, esse trabalho também apresenta uma abordagem de integração inovadora entre empresas incubadas e universidades, onde a primeira pode se valer de conhecimento gerenciais presentes nos cursos de administração para melhorar seu desempenho, bem como os acadêmicos podem se valer da aprendizagem vivencial para aplicar conhecimentos que precisarão ser melhor explorados durante sua vida acadêmica e profissional.

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Biografia do Autor

Rogerio Tadeu de Oliveira Lacerda, UFSC

Rogerio Lacerda é professor efetivo do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lacerda é doutor em Engenharia da Produção (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui o título de mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Metropolitana de Santos (1997) e pós graduação em Engenharia da Informação pela FASP (1999). Seu interesse de pesquisa atual é a utilização da metodologia MCDA-C (Metodologia Multi-Criterio de Apoio a Decisão - Construtivista) como instrumento de apoio à decisão, gestão estratégica das organizações e gestão da inovação. Também pesquisa sobre os temas de gerenciamento de projetos, portfólio, processos de negócios, gestão de operações e organizações de base tecnológica. Lacerda é especializado em Gestão Estratégica, Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Processos (BPM) e Arquitetura de Sistemas de Informação. Tem experiência em institucionalização de Escritórios de Projetos (PMO) e experiência com projetos de desenvolvimento de produtos e tecnologia. Tem experiência em melhoria de processos organizacionais e do uso de Tecnologia e Inovação como vantagem competitiva para organizações de diversos portes. Gerenciou programas de melhorias de processos e tem experiência com modelos de maturidade, como CMMI, OPM3, ITIL, ISO e BPMM. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gerenciamento de Projetos e é profissional certificado PMP pelo PMI. Participou do projeto OPM3 - Project Management Institute.

Brianna Luiza Klein, UFSC

Estudante Administração - UFSC – CSE (Centro Sócio Econômico), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina),

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Publicado

2017-04-10

Edição

Seção

Artigos