Integração inovadora entre empresas incubadas e universidades para geração contínua de vantagens competitivas em ambientes dinâmicos
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2017.v7n2.p78-96.497Palavras-chave:
Inovação. Construtivismo. Incubação de empresas. Decisão. Educação.Resumo
Esse artigo apresenta uma abordagem de integração entre startups e universidade, tendo como objetivos: (i) difundir práticas gerenciais inovadoras em empresas ligadas à incubadoras de empresas, (ii) estreitar a relação entre teoria e prática no ensino da Administração sobretudo em ambiente dinâmicos, (iii) criar um ambiente propício ao desenvolvimento das competências dos alunos do curso de Administração em um enfoque de aprendizagem pela ação, ao mesmo tempo que os empresários das empresas incubadas possam refletir sobre seus processos de gestão. Tal intento é alcançado por meio de uma abordagem construtivista de aprendizagem ativa, com participação ativa dos alunos de graduação de um curso de administração, sob supervisão de um professor-facilitador e dos empresários das startups. Esse artigo apresenta resultados de casos exploratórios que visam entender problemas gerenciais de empresas incubadas na incubadora MIDI Tecnológico e propõe modelos de decisão para os empresários a partir de seus valores e preferências. Essa pesquisa apresenta inovação no aspecto gerencial, onde é apresentado o uso da abordagem Lean Startup junto ao apoio à decisão construtivista, para avaliar e criar alternativas de ações no tocante ao desenvolvimento de produto e mercado. E em adição, esse trabalho também apresenta uma abordagem de integração inovadora entre empresas incubadas e universidades, onde a primeira pode se valer de conhecimento gerenciais presentes nos cursos de administração para melhorar seu desempenho, bem como os acadêmicos podem se valer da aprendizagem vivencial para aplicar conhecimentos que precisarão ser melhor explorados durante sua vida acadêmica e profissional.
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