Um modelo conceitual para o processo de transferência do conhecimento em cluster

Vânia Simões Lopes Fioravanti, Flávio Romero Macau

Resumo


Na transferência do conhecimento entre organizações inseridas em clusters, há fatores que podem inibir ou
facilitar esse processo, levando a uma melhor gestão, melhorando e facilitando o fluxo entre os participantes.
O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo conceitual para estudo do processo de transferência do
conhecimento em cluster, identificando fatores que influenciam este processo. Este trabalho propõe um
estudo exploratório, conceitual, a partir de um estudo bibliográfico com coleta e análise de dados
secundários, decorrentes de publicações científicas, desenvolvida a partir de artigos de periódicos de 2011 a
2016 sobre transferência do conhecimento, redes e cluster. Verificou-se que a transferência do conhecimento
sofre a influência de diferentes fatores, que podem impactar esse processo, na medida em que organizações
inseridas em cluster têm dimensões distintas, tais como cooperação, relação com instituições de apoio,
mobilidade da força de trabalho e proximidade espacial. Foram delineados quatro pressupostos e fatores
que facilitam ou inibem a transferência do conhecimento entre organizações, que podem orientar os
estudos sobre clusters, tendo assim uma contribuição conceitual e metodológica. Como contribuição prática
gerencial, essa base pode orientar gestores em estratégias que visem explorar o potencial dos clusters.


Palavras-chave


Conhecimento. Redes. Cluster. Parque Tecnológico.

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DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2017.v1n1.p111-134.470

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