Marketing Digital e o Comportamento de Compra do Consumidor: Um Panorama das Publicações e Proposição de Agenda de Pesquisa

Weverson Soares Santos, Martin de La Martiniere Petroll, João Henriques de Sousa Júnior, Rudimar Antunes da Rocha

Resumo


Dados de mercado revelam crescimento no acesso à internet e na conectividade de pessoas e empresas. Neste contexto, o marketing digital tem sido incorporado nas estratégias de diversas empresas. Em face da importância do tema, buscou-se, neste estudo, através de uma pesquisa bibliométrica seguida de uma revisão sistemática integrativa, mapear a compreensão da influência do marketing digital no comportamento de compra dos consumidores e propor uma agenda de pesquisa acerca do tema. Para isto, foram avaliados artigos publicados nas bases de dados: Ebsco, Periódicos Capes, Scopus, Spell e Web of Science entre os anos de 2000 a 2019. Os resultados apontaram que mais de 60% das publicações foram realizadas entre os anos de 2016 e 2019 e que temas emergentes como “IOT”, “economia compartilhada” e “marketing sensorial digital” são passiveis de melhor investigação. Estudos transculturais e longitudinais de temas como “influenciadores digitais” e “marketing boca a boca on-line” figuraram entre importantes gaps teóricos. Sugere-se estudos transculturais que permitam evidenciar características e gatilhos na utilização do marketing boca a boca digital, opção por modalidade de compra em grupo, opções por empresas com iniciativas sustentáveis e envolvendo a compra por impulso.


Palavras-chave


Marketing Digital. Comportamento de compra. Agenda de Pesquisa.

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DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-17.1300

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