Atuação estratégica em pequenas e médias empresas de comércio e serviços: um estudo multicaso na região do Vale do Itapocu

Einstein Randal Pereira Gomes, Rogério Edson Krüger, Jonas de Medeiros, Camila de Cássia Cristiano, Janete Cristina Erdmann, Natália Lessa Duarte

Resumo


Nas últimas décadas e com maior visão, as empresas reviram seus modelos de gestão, comportamento motivado pela atuação da concorrência direta que enfrentam e pelo perfil de seu público consumidor. No presente artigo, os autores objetivaram verificar diferenciais de atuação estratégica em pequenas e médias empresas (MPEs) nos setores de comércio e serviços do Vale do Itapocu, visto que a região proporciona um ambiente bastante desafiador. Metodologicamente, tratou-se de um estudo exploratório multicaso, com arcabouço teórico de Collins e Porras (2007), em que foram selecionadas empresas em diferentes segmentos para análises de atuação estratégica. Compreendidas as limitações espaço-temporais e de porte relativas ao construto original, comparou-se o quanto da teoria pôde ser comprovado na área de comércio e serviços na região em termos práticos. Assim, os dados sumarizados indicam que são fatores diferenciados de atuação: bom relacionamento comercial com fornecedores, comunicação clara e confiável entre líderes e subordinados, estratégias concorrenciais aceitáveis, adequada resolução para problemas que surgem e importância do planejamento estratégico na organização. As empresas estudadas entendem que o relacionamento gerado com seus stakeholders não é um fim em si mesmo, mas um indicativo de que suas operações traduzem, em números, a satisfação destes com seus produtos e serviços. E que, embora não formalizem alguns itens da administração clássica – tais como organogramas e planos estruturados –, conseguem desempenho diferenciado em seus respectivos campos de atuação, indicando ainda distância considerável a ser vencida entre os construtos teóricos e a aplicação prática cotidiana.


Palavras-chave


Gestão empresarial. Estratégias competitivas. Comércio e Serviços.

Texto completo:

Áudio PDF


DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2013.v3n2.p186-197.123

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN - 2237-4558 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

 

Desde 18/10/2017

 

Licença Creative Commons

Os originais publicados na Navus estão disponibilizados de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.