Análise da formação de recurso estratégico segundo a RBV: estudo em uma organização educacional

Autores

  • Ronaldo Ribeiro SENAC/SC

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2012.v2n1.p15-27.43

Palavras-chave:

Educação Profissional. Estratégia. RBV. Recursos

Resumo

Embora a literatura sobre a Visão Baseada em Recursos (RBV) seja vasta, há uma carência de estudos voltados para a maneira como os recursos são formados, principalmente os recursos que se referem a ativos intangíveis. O objetivo deste artigo é analisar o processo de decisão estratégica para implantação do currículo por competência e a formação de um recurso estratégico, a partir da RBV. Para sua realização utilizou-se o método de estudo de caso em uma organização de educação profissional sem fins lucrativos, situada no estado de Santa Catarina. Os resultados mostram que a formação de um recurso intangível tem probabilidade maior de se originar de estratégias emergentes do que de estratégias deliberadas. A principal conclusão é de que um recurso pode ser formado por meio de ações do dia a dia e como fruto de decisões tomadas para outras finalidades, ou seja, pode surgir de uma decisão que não tem relação direta com o recurso.

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Biografia do Autor

Ronaldo Ribeiro, SENAC/SC

Administrador de Empresas pela Unisul com especialização em Gestão Empresarial pela FGV e mestre em administração pela Univali. Diretor do Senac Joinville. Professor de Planejamento Estratégico na Faculdade Cenecista de Joinville.

Publicado

2012-03-30

Edição

Seção

Artigos