Análise do processo de gestão do conhecimento em uma empresa de base tecnológica da cidade de Joinville-SC

Autores

  • Evelin Priscila Trindade Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marilei Osinski Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paulo Mauricio Selig Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando Alvaro Ostuni Gauthier Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2015.v5n3.p102-111.257

Palavras-chave:

Gestão. Conhecimento. Empresa. Tecnologia.

Resumo

Atualmente o conhecimento é considerado o principal fator de produção das organizações. Dentre as empresas que mais se destacam como intensivas em conhecimento, estão as organizações de base tecnológica. Assim, o objetivo do presente estudo é mostrar as ações de gestão do conhecimento realizadas por uma empresa de base tecnológica de Joinville/SC. Foi realizado um estudo de caso qualitativo, de caráter exploratório e explicativo, com utilização de dados primários, coletados em duas etapas. A primeira coleta foi feita por meio de um instrumento de pesquisa com perguntas abertas, enviadas por e-mail, a dois colaboradores da organização em foco; e a segunda, por intermédio de ligações telefônicas para os mesmos colaboradores com o objetivo de conhecer melhor a realidade da empresa e analisar as respostas dadas ao questionário. Dentre os principais resultados encontrados, pode-se citar o fato de a empresa fazer uso de ferramentas como Comunidades de Prática, identificadas na rotina organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-03

Edição

Seção

Artigos