Elaboração e aplicação dos indicadores de sustentabilidade em pequenas e médias empresas

Autores

  • Simone Sehnem UNOESC e UNISUL
  • Maiara Cristina Lukas UNOESC
  • Patrícia do Desterro Marques UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2015.v5n3.p22-41.225

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Global Reporting Initiative. Relatório de sustentabilidade.

Resumo

Este texto tem como propósito descrever os procedimentos operacionais para a elaboração de um relatório de sustentabilidade para pequenas e médias empresas, com base nas diretrizes do Global Reporting Initiative(GRI). O estudo foi desenvolvido em uma empresa prestadora de serviços localizada na cidade de Chapecó/SC. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, e cuja coleta de dados empíricos foi feita no primeiro semestre de 2014. Foi constatado que o grau de dificuldade para a elaboração de um relatório de sustentabilidade em uma pequena empresa é grande, haja vista não haver recursos humanos disponíveis para monitorar os indicadores. Para obter êxito, é necessário comunicar a equipe da importância e necessidade de acompanhar os indicadores de desempenho das áreas econômica, social e ambiental. Além disso, o estratégico da organização precisa estar diretamente envolvido, para que seja possível obter a legitimidade da ideia no contexto organizacional. Sugere-se criar um comitê de sustentabilidade, coordenado pelo diretor da empresa, a fim de que este promova o engajamento de todos os colaboradores para a criação de uma cultura sensibilizada com as práticas de sustentabilidade. O passo seguinte é a realização de treinamentos e monitoramento dos indicadores relevantes para a gestão. Em seguida, devem-se fazer os registros e tabulá-los em formato de relatório, para posterior comunicação a todas as partes interessadas. Como ferramenta, adotar planilhas Excel, que evidenciam os indicadores, sua métrica de mensuração e o desempenho atingido pela organização mês a mês. De posse dos dados, é possível elaborar o relatório de sustentabilidade e criar metas de melhoria contínua.

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Biografia do Autor

Simone Sehnem, UNOESC e UNISUL

Graduada em Agronegócios pela UNOESC

Graduada em Administração pela UNOESC

Mestre em Administração pela UFSC

Doutora em Administração pela UNIVALI

Maiara Cristina Lukas, UNOESC

Aluna do Curso de Comércio Exterior da UNOESC

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Publicado

2015-07-03

Edição

Seção

Artigos