Capital Intelectual: a proposta de um framework de CI baseado em design science research

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v14.1963

Resumo

O Capital Intelectual proporciona uma alternativa à contabilidade tradicional ao lidar com ativos intangíveis. Nos últimos anos, foram desenvolvidos diversos métodos de mensuração, porém, a maioria é adequada apenas para tipos específicos de empresas, sendo geralmente inadequados para micro e pequenas empresas. Com base no exposto, este estudo tem como objetivo propor um novo modelo que ajude leitores, acadêmicos e gestores a encontrar o método mais apropriado para medir o Capital Intelectual, considerando os seguintes aspectos: propósito, setor econômico e porte empresarial. Este estudo é caracterizado por sua natureza exploratória-descritiva, abordagem qualitativa e pela utilização da Revisão Sistemática da Literatura, Análise de Conteúdo e Design Science para alcançar o objetivo proposto. A análise de conteúdo na categoria mista foi empregada para determinar os objetivos e métodos de mensuração do Capital Intelectual, com os descritores sendo definidos e ajustados ao longo da pesquisa. Foram identificados e categorizados sete propósitos, cinquenta e oito métodos de mensuração do Capital Intelectual, quatro setores econômicos e cinco portes empresariais, que foram articulados no framework proposto por este estudo. Dessa forma, o novo modelo visa orientar as partes interessadas sobre as diversas possibilidades de mensuração e disseminação do Capital Intelectual em empresas, cidades e até mesmo países. Como recomendação para futuras pesquisas, sugere-se a aplicação do framework em situações reais nos setores público e privado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Figueiredo Faria, FUMEC/MG

Sócio fundador da MVA Assessoria Financeira Contabilidade e Consultoria. Responsável pelas áreas novos negócios, financeira e comercial. Economista, pós graduado em Gestão Empresarial pela FGV/RJ, em Finanças pela FDC/MG; mestre em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas pelo IETEC/MG; doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela FUMEC/MG. Com experiência na elaboração de estudos de viabilidade econômica, gestão de projetos, gestão de negócios, marketing, revisão de processos organizacionais; tendo atuado nas áreas administrativa, projetos, processos, financeira e comercial. Mentor voluntário da Fundação Dom Cabral (Programa Empreenda) na aceleração de micro e pequenos negócios. Fluência no idioma inglês, tendo atuado por vários anos como professor. Vivência internacional como estudante estrangeiro (2º grau – Rancho Verde High School - 1° ano de College – Riverside Community College – CA/ USA) e como consultor e gerente de projetos (México / Chile / Guatemala / Angola / Arábia Saudita).

Dárlinton Carvalho, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutor. Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Fábio Corrêa , FUMEC/MG

Doutor. Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC).

Leandro Lima, FUMEC/MG

Pós-Doutorando em Gestão & Organização do Conhecimento (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento. Doutor em Gestão & Organização do Conhecimento (Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação.

Renata França, FUMEC/MG

Doutora. Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC).

Publicado

2024-11-27

Edição

Seção

Artigos