Capital Intelectual: a proposta de um framework de CI baseado em design science research
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v14.1963Resumo
O Capital Intelectual proporciona uma alternativa à contabilidade tradicional ao lidar com ativos intangíveis. Nos últimos anos, foram desenvolvidos diversos métodos de mensuração, porém, a maioria é adequada apenas para tipos específicos de empresas, sendo geralmente inadequados para micro e pequenas empresas. Com base no exposto, este estudo tem como objetivo propor um novo modelo que ajude leitores, acadêmicos e gestores a encontrar o método mais apropriado para medir o Capital Intelectual, considerando os seguintes aspectos: propósito, setor econômico e porte empresarial. Este estudo é caracterizado por sua natureza exploratória-descritiva, abordagem qualitativa e pela utilização da Revisão Sistemática da Literatura, Análise de Conteúdo e Design Science para alcançar o objetivo proposto. A análise de conteúdo na categoria mista foi empregada para determinar os objetivos e métodos de mensuração do Capital Intelectual, com os descritores sendo definidos e ajustados ao longo da pesquisa. Foram identificados e categorizados sete propósitos, cinquenta e oito métodos de mensuração do Capital Intelectual, quatro setores econômicos e cinco portes empresariais, que foram articulados no framework proposto por este estudo. Dessa forma, o novo modelo visa orientar as partes interessadas sobre as diversas possibilidades de mensuração e disseminação do Capital Intelectual em empresas, cidades e até mesmo países. Como recomendação para futuras pesquisas, sugere-se a aplicação do framework em situações reais nos setores público e privado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Navus - Gestão e Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.