O processo inflacionário e o consumo de vegetais e alimentos industrializados no Brasil: aspectos econômicos, climáticos e do comportamento do consumidor

Autores

  • Diogo Rógora Kawano Escola de Comunicações e Artes, ECA USP.
  • Bruno Rógora Kawano Escola Politécnica - USP
  • Dieisson Pivoto Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Leandro Leonardo Batista Escola de Comunicações e Artes, ECA USP.

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2014.v4n2.p50-64.176

Palavras-chave:

Pesquisa de mercado. Comportamento do consumidor. Inflação. Varejo de alimentos.

Resumo

Com o acirramento da competitividade, as tecnologias relacionadas à inteligência de mercado e seus processos tornaram-se fundamentais para que as empresas se mantenham no mercado, como, por exemplo, por meio de informações contínuas de inflação e do comportamento de compra dos consumidores. Este estudo identificou os fatores que mais impactaram na alta de preço dos cinco vegetais que apresentaram maior inflação no primeiro semestre de 2013, bem como apresenta as dez categorias de alimentos industrializados que proporcionaram maior queda em volume consumido, elencando possíveis fatores para o desempenho negativo desses produtos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa explicativa, na forma de avaliação quantitativa e qualitativa, com base nos dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo e de informações de painel de consumo de 8.200 lares brasileiros. Os resultados apontaram que a retração no consumo não se deu de forma homogênea nas classes socioeconômicas, o qual variou consoante especificidades em cada uma das categorias. Conclui-se que outros fatores, além do aumento de preço, exerceram um papel relevante na retração de consumo, tais como mudanças atreladas à busca por produtos com maior valor agregado e praticidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Rógora Kawano, Escola de Comunicações e Artes, ECA USP.

Mestrando em Ciências da Comunicação, em comportamento do consumidor na Universidade de São Paulo, ECA-USP.

Bruno Rógora Kawano, Escola Politécnica - USP

Doutorando em engenharia do Laboratório de Automação Agrícola, Escola Politécnica da USP.

Dieisson Pivoto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre em Agronegócios. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Leandro Leonardo Batista, Escola de Comunicações e Artes, ECA USP.

Professor Doutor em Comunicação Social - University of North Carolina, docente da Escola de Comunicações e Artes da USP – ECA-USP.

Downloads

Publicado

2014-07-14

Edição

Seção

Artigos