Efeitos do Comércio Eletrônico: a percepção dos empresários associados à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Miguel do Oeste-SC

Autores

  • Dayani Gwozdz
  • Josiane Romancini Faculdade Senac São Miguel do Oeste
  • Karina Fries
  • Lucas Miguel Gnigler
  • Sodriane Cezar

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2014.v4n1.p111-125.172

Palavras-chave:

Comércio Eletrônico. Varejo. Empresários.

Resumo

Diante do cenário econômico atual, os empresários buscam agilidade, facilidade e precisão nos processos de venda e gestão de estoques. O comércio eletrônico propõe ao empresário uma forma diferenciada para disponibilizar seu produto ou serviço em um ambiente virtual ou, ainda, fazer uso dessa ferramenta em transações com indústria e fornecedores. O principal objetivo desta pesquisa foi verificar as consequências do comércio eletrônico para os comerciantes do município de São Miguel do Oeste-SC e descobrir se essas empresas realizam alguma ação para enfrentar a concorrência desse tipo de comércio. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva e quantitativa. Percebeu-se que as empresas pesquisadas são de micro e pequeno porte, e que as mulheres estão no comando de muitas delas. Os empresários comentaram que o comércio eletrônico facilitou as compras de produtos em transações B2B. As vantagens pontuadas pelos entrevistados sobre o comércio eletrônico foram a facilidade, a comodidade e o baixo custo, tanto para o consumidor final como para transações entre empresas. Pouco mais da metade dos entrevistados afirma que a internet ainda não afetou os lucros da sua empresa.

 

 

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Biografia do Autor

Josiane Romancini, Faculdade Senac São Miguel do Oeste

Turismo e Hotelaria e Administração

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Publicado

2014-03-24

Edição

Seção

Artigos