A utilização das mídias sociais como ferramentas para seleção e contratação de profissionais: pesquisa-diagnóstico em empresas da região de Tubarão/SC

Autores

  • Marília Köenig Senac Satc Unisul
  • Cláudia Nandi Formentin Senac SATC Unisul
  • Alesssandra Costa Correa Senac
  • Aline Corrêa Fernandes Senac
  • Bruna Motta Henrique Senac
  • Diego Borges Farias Senac
  • Edlaine da Silva de Oliveira Senac
  • Graziela Maria Zabot Senac
  • Hiorrana Corrêa de Bairros Senac
  • Paulo Fernando da Silva Senac

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2014.v4n2.p115-126.169

Palavras-chave:

Mídias sociais. Recrutamento e seleção. Colaboradores. Diagnóstico.

Resumo

O presente artigo tem como tema a utilização das mídias sociais como ferramentas (primárias ou secundárias) de seleção e contratação de profissionais. O objetivo da pesquisa é, primordialmente, verificar como as mídias sociais estão presentes na vida organizacional, avaliando sua influência no momento da contratação de colaboradores. Avalia-se, ainda, de que maneira elas podem servir ao propósito de integrar a empresa aos funcionários. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-diagnóstico em quatro empresas da região de Tubarão/SC. Como métodos de coleta de dados, são utilizados a entrevista semiestruturada, com os gestores, e um questionário com perguntas abertas e fechadas, com os colaboradores. Constatou-se, ao final, que as empresas da região de Tubarão são ainda bastante tradicionais no que tange ao processo de recrutamento e seleção de pessoas, fazendo, na maioria das vezes, uso dos métodos tradicionais de captação de talentos. Percebeu-se que, dentre as variáveis encontradas, o grau de escolaridade exigido para a vaga é critério determinante atribuído pelo gestor de RH para selecionar candidatos. Observou-se, ainda, que as mídias têm papel preponderante para as vagas nos níveis tático e estratégico das empresas em questão.

 

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Biografia do Autor

Marília Köenig, Senac Satc Unisul

Docente dos cursos superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos da Faculdade;

Docente da pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e coordenadora do PIC Senac da mesma unidade.

Cláudia Nandi Formentin, Senac SATC Unisul

Professora de Técnicas de Pesquisa do PIC Senac Tubarão. Docente dos cursos superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos da Faculdade;

Mestra e doutoranda em Ciências da Linguagem pela Unisul.

Alesssandra Costa Correa, Senac

Bolsista do Projeto de Iniciação Científica Senac. Aluna do curso de Processos Gerenciais da Faculdade Senac Tubarão

Aline Corrêa Fernandes, Senac

Ex-bolsista do Projeto de Iniciação Científica Senac. Formanda em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Senac Tubarão.

Bruna Motta Henrique, Senac

Ex-bolsista do Projeto de Iniciação Científica Senac. Formanda em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Senac Tubarão

Diego Borges Farias, Senac

Ex-bolsista do Projeto de Iniciação Científica Senac. Formando em Processos Gerenciais pela Faculdade Senac Tubarão.

Edlaine da Silva de Oliveira, Senac

Bolsista do Projeto de Iniciação Científica Senac. Aluna do curso de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Senac Tubarão

Graziela Maria Zabot, Senac

Ex-bolsista do Projeto de Iniciação Científica Senac. Formanda em Processos Gerenciais da Faculdade Senac Tubarão.

Hiorrana Corrêa de Bairros, Senac

Bolsista do Projeto de Iniciação Científica Senac. Aluna do curso de Processos Gerenciais da Faculdade Senac Tubarão.

Paulo Fernando da Silva, Senac

Bolsista do Projeto de Iniciação Científica Senac. Aluno do curso de Processos Gerenciais da Faculdade Senac Tubarão.

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Publicado

2014-07-28

Edição

Seção

Artigos