[artigo retratado] Gestão de serviços: a percepção do usuário quanto aos serviços prestados no atendimento ao público de uma cooperativa de crédito

Authors

  • Washington Moreira Cavalcanti
  • Adriano Teles Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.18815/navus.v2i2.60

Keywords:

Gestão de serviços. Cooperativas de crédito. Pesquisa de mercado. Satisfação do cliente.

Abstract

Este estudo teve como objetivo verificar a percepção quanto aos serviços de atendimento prestado ao público dos usuários de uma cooperativa de crédito. As cooperativas de crédito são classificadas como instituições financeiras não bancárias, “voltadas a viabilizar créditos aos seus associados, além de prestar determinados serviços”. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso e o referencial teórico abordado procurou explorar conceitos sobre cooperativismo de crédito, gestão de serviços e satisfação do cliente. O crescimento e consolidação das cooperativas de crédito dependem de uma rápida evolução, tanto na estruturação de produtos mais adequados às necessidades desse segmento quanto na revisão dos sistemas que sustentam as operações e o modelo de gestão de cooperativas. Como resultado da pesquisa, tem-se a compreensão da realidade. Um dos principais pontos observados foi o quanto o usuário de uma cooperativa de crédito se identifica com os serviços prestados pela cooperativa, fator que auxilia na percepção quanto ao nível de atendimento e satisfação do cliente. Foi possível destacar a relação entre a criação de valor para o usuário, suas expectativas e satisfação, como o caminho para a melhoria dos serviços prestados pela cooperativa de crédito.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Washington Moreira Cavalcanti

Mestre em Administração de Empresas (Logística), diplomado MBA em Marketing, Pós-graduado em Informática em  Educação. Graduado em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1992) e Administração de Empresas pela UNINCOR. Atualmente é docente da FABE - Faculdade Betim ligada à UNIS - Centro Universitário do Sul de Minas e professor dos cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais - FEAD Minas. Experiência nas áreas de Administração, com ênfase nas Áreas de Marketing e Logística, tendo desenvolvido carreira profissional em empresas do segmento de prestação de serviços e formação educacional. Tenho atuado principalmente nas seguintes áreas: Marketing, Logística e Gestão de Projetos.

Published

2012-09-27

Issue

Section

Articles