O uso do comércio eletrônico pelos professores, funcionários e alunos da Faculdade de Tecnologia Senac de São Miguel do Oeste
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2012.v2n2.p78-89.34Keywords:
Comércio Eletrônico, ConsumidorAbstract
O comércio eletrônico é uma ferramenta da internet, utilizada para fazer transações comerciais, principalmente por empresa-consumidor. Esta pesquisa procurou mostrar como é feito o uso do comércio eletrônico, o perfil de seus consumidores, a comunicação destes com a empresa, as vantagens e desvantagens desta ferramenta de compra. Os métodos de pesquisa utilizados foram pesquisa exploratória, para o conhecimento da problematização do estudo; descritiva, pois foram utilizados, como instrumento de pesquisa, questionários, e pesquisa bibliográfica, para o conhecimento e aprofundamento do tema comércio eletrônico. Com a pesquisa, pôde ser observado que há um interesse das pessoas pela utilização do comércio eletrônico; porém, ainda existe uma falta de confiança para a utilização desta ferramenta de compra. Mesmo aquelas pessoas que não fazem a utilização do comércio eletrônico, acreditam que ele tem vantagens, como preços mais acessíveis do que no comércio local e, também, em virtude da comodidade em estar fazendo compras sem precisar sair de casa. Já como desvantagens, citam-se a falta de contato com o produto e a falta de segurança, pois os entrevistados acreditam que o número do cartão de crédito pode ser utilizado por outras pessoas. Constatamos igualmente que há ainda muita resistência na utilização do comércio eletrônico; entretanto, para muitos, não é visto apenas como uma evolução da tecnologia, mas como uma vantagem tanto da empresa que trabalha com tal ferramenta, como do consumidor que pode acessar vários sites, verificar os produtos, fazer cotações de preço para, posteriormente, fazer suas compras.
Downloads
Published
Issue
Section
License
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.