O uso do comércio eletrônico pelos professores, funcionários e alunos da Faculdade de Tecnologia Senac de São Miguel do Oeste

Authors

  • Josiane Romancini Faculdade de Tecnologia Senac Sâo Miguel do Oeste - SC
  • Cassiane Regina Hanauer

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2012.v2n2.p78-89.34

Keywords:

Comércio Eletrônico, Consumidor

Abstract

O comércio eletrônico é uma ferramenta da internet, utilizada para fazer transações comerciais, principalmente por empresa-consumidor. Esta pesquisa procurou mostrar como é feito o uso do comércio eletrônico, o perfil de seus consumidores, a comunicação destes com a empresa, as vantagens e desvantagens desta ferramenta de compra. Os métodos de pesquisa utilizados foram pesquisa exploratória, para o conhecimento da problematização do estudo; descritiva, pois foram utilizados, como instrumento de pesquisa, questionários, e pesquisa bibliográfica, para o conhecimento e aprofundamento do tema comércio eletrônico. Com a pesquisa, pôde ser observado que há um interesse das pessoas pela utilização do comércio eletrônico; porém, ainda existe uma falta de confiança para a utilização desta ferramenta de compra. Mesmo aquelas pessoas que não fazem a utilização do comércio eletrônico, acreditam que ele tem vantagens, como preços mais acessíveis do que no comércio local e, também, em virtude da comodidade em estar fazendo compras sem precisar sair de casa. Já como desvantagens, citam-se a falta de contato com o produto e a falta de segurança, pois os entrevistados acreditam que o número do cartão de crédito pode ser utilizado por outras pessoas. Constatamos igualmente que há ainda muita resistência na utilização do comércio eletrônico; entretanto, para muitos, não é visto apenas como uma evolução da tecnologia, mas como uma vantagem tanto da empresa que trabalha com tal ferramenta, como do consumidor que pode acessar vários sites, verificar os produtos, fazer cotações de preço para, posteriormente, fazer suas compras.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Josiane Romancini, Faculdade de Tecnologia Senac Sâo Miguel do Oeste - SC

Bacharel e Mestre em Turismo e Hotelaria - Ciências Sociais Aplicadas

MBA em Administração e Marketing e Especilização em Gestão do Varejo - Ciências Sociais Aplicadas

Cassiane Regina Hanauer

Aluna Pic Senac do curso de Gestão Comercial da Faculdade de Tecnologia Senac, de São Miguel do Oeste. 

Published

2012-09-28

Issue

Section

Relatos de pesquisa