Gestão de qualidade do ensino básico em Moçambique: um estudo em escolas primárias e públicas

Authors

  • Joana Carlos Beira Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.
  • Sandra Martins Lohn Vargas Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.
  • Cláudio Reis Gonçalo Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2015.v5n4.p65-77.283

Keywords:

Gestão de Qualidade. Ensino Básico. Moçambique. Escola Primária.

Abstract

O artigo busca analisar a gestão de qualidade do ensino básico de Moçambique como forma de contribuição para a melhoria no processo de ensino aprendizagem em três instituições de ensino primário. Foram pesquisados professores e diretores escolares centrando-se na análise de conteúdo e de documentos oficiais do Governo moçambicano. Como técnica para coleta de dados utilizou-se entrevistas com roteiro semiestruturado, optando-se pela abordagem qualitativa. As variáveis analisadas foram mecanismos de qualidade, competência dos diretores e professores e, perfil e formação dos mesmos. Os resultados mostram os fatores considerados pertinentes para melhorar a qualidade de educação, como políticas mais efetivas de orientação ao aluno, formação continuada e integrada dos professores, e profissionais das escolas, condições de trabalho, gestão democrático-participativa e implementação de sistema de avaliação. Constatou-se que uma melhor gestão é importante para um melhor desempenho das escolas e dos alunos, exigindo do diretor esforços para um melhor controle e análise do processo dentro e fora da sala de aula.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Joana Carlos Beira, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Mestre em Administração. Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Sandra Martins Lohn Vargas, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA. Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Cláudio Reis Gonçalo, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA. Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Published

2015-10-06

Issue

Section

Articles