Design como Estrutura Organizacional: Diagnóstico e insights estratégicos em uma agência de comunicação da Serra Gaúcha

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v18.2117

Abstract

Este estudo investiga o papel do Design nos processos e na gestão de uma agência de comunicação da Serra Gaúcha, com o objetivo de mapear sua dinâmica organizacional, identificar desafios enfrentados pela equipe e pela gestão e gerar subsídios para a futura elaboração de um plano de ação. Especificamente, busca compreender os conceitos de Design Estratégico e Gestão do Design, sistematizar os processos existentes, identificar fragilidades, realizar um workshop com os colaboradores e entrevistar o gestor. A pesquisa caracteriza-se como Pesquisa-Ação, de abordagem qualitativa, com inserção direta da pesquisadora na organização. A coleta de dados envolveu workshop inspirado na metodologia World Café, entrevista semiestruturada com o gestor e elaboração de um fluxograma dos processos, permitindo a triangulação dos dados. A análise foi orientada pelas categorias ambiente, equipe, processos e gestão. Os resultados evidenciam a ausência de processos formalizados, a indefinição de papéis e a percepção de desvalorização dos serviços, fatores que geram insegurança, sobrecarga na gestão, desmotivação e dificuldades na retenção de colaboradores. Esses desafios comprometem a capacidade estratégica da empresa e evidenciam a necessidade de maior estruturação organizacional. Conclui-se que o estudo oferece um diagnóstico fundamentado e demonstra o potencial do Design na compreensão e estruturação de processos organizacionais, fornecendo subsídios para um futuro plano de ação, cuja implementação não integra o escopo da pesquisa, e para o fortalecimento da gestão e do bem-estar organizacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Laura Liesenfeld Anschau, Universidade Feevale

Bacharela em Design pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). 

Juan Felipe Almada, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade e Inclusão Social da Universidade Feevale. Mestre em Inclusão Social e Acessibilidade e graduado em Design de Produto com ênfase em Ergonomia pela Universidade Feevale. Responsável pelos projetos na área de Design do Centro de Design e docente nos cursos de graduação em Design, Moda e Design de Interiores da Universidade Feevale. Integrante do projeto de extensão: Pró-Fábrica, Sapateiros do Bem. Desenvolveu e coordenou a MBA em Gestão e Desenvolvimento de Projetos orientados pela Inovação na Universidade Feevale. Atua como assessor no eixo de Gestão no Feevale Techpark, além de mentorias e assessorias nas áreas de Design Thinking, Modelagem de Negócios, MVP, entre outros, em programas como BRDE Labs, IdeaZ, Órbita.

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor em cursos de Graduação e Pós-graduação Stricto Sensu e Coordenador Editorial na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Published

2026-10-14

Issue

Section

Articles