Estratégias de não mercado das fintechs brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v16.2027Abstract
O crescimento das fintechs de crédito no Brasil, aliado a um compromisso cada vez maior com a responsabilidade fiscal e social, tem fortalecido sua presença no mercado. Empresas do setor que contam com membros politicamente ativos não apenas ampliam sua base de clientes, mas também potencializam o volume de transações, gerando um impacto significativo em seu desempenho e competitividade. Este artigo investiga a relação entre as conexões políticas das fintechs brasileiras e seu desempenho. Foi utilizado um modelo de regressão com dados em painel das fintechs de crédito autorizadas pelo Banco Central do Brasil durante quatro semestres entre 2019 e 2020, juntamente com seis bancos digitais de relevância nacional. Os resultados demonstram que a presença de membros politicamente conectados nos conselhos e diretorias dessas fintechs tem um impacto positivo na expansão da base de clientes e, consequentemente, no aumento das operações de crédito, contribuindo significativamente para a melhoria do desempenho das fintechs.
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