Estratégias de não mercado das fintechs brasileiras

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v16.2027

Abstract

O crescimento das fintechs de crédito no Brasil, aliado a um compromisso cada vez maior com a responsabilidade fiscal e social, tem fortalecido sua presença no mercado. Empresas do setor que contam com membros politicamente ativos não apenas ampliam sua base de clientes, mas também potencializam o volume de transações, gerando um impacto significativo em seu desempenho e competitividade. Este artigo investiga a relação entre as conexões políticas das fintechs brasileiras e seu desempenho. Foi utilizado um modelo de regressão com dados em painel das fintechs de crédito autorizadas pelo Banco Central do Brasil durante quatro semestres entre 2019 e 2020, juntamente com seis bancos digitais de relevância nacional. Os resultados demonstram que a presença de membros politicamente conectados nos conselhos e diretorias dessas fintechs tem um impacto positivo na expansão da base de clientes e, consequentemente, no aumento das operações de crédito, contribuindo significativamente para a melhoria do desempenho das fintechs.

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Author Biographies

Marcio da Costa Carioca, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Mestre em Administração.

Jeferson Lana, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutor em Administração de Empresas.

Raul Beal Partyka, Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Doutor em Administração de Empresas.

Published

2025-04-22

Issue

Section

Articles