Associação entre intensidade de uso de mídias sociais, credibilidade e decisão de compra

Authors

  • Maria Laura Ferranty MacLennan FEA USP
  • Leonardo Fabris Lugoboni FEA USP doutorando FECAP professor INSPER professor ETEC professor
  • Marcus Vinicius Moreira Zittei FECAP - professor FURB - doutorando
  • Ricardo Yassuo Tabata FECAP / estudante
  • Hamilton Luiz Correa FEA USP professor

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2014.v4n2.p65-77.192

Keywords:

Mídias sociais. Decisão de compra. Internet. Comportamento de compra.

Abstract

O objetivo desta pesquisa é analisar o uso de mídias sociais, credibilidade das informações on-line com as decisões de compra de consumidores. Com base em referencial teórico sobre redes sociais, mídias sociais e comportamento de compra on-line, realizou-se esta pesquisa. Os dados foram levantados por meio de survey eletrônico e analisados com o uso de análise fatorial e regressão linear múltipla. Os resultados indicam a associação entre a decisão de compra do cliente e a intensidade de acesso na internet. Também se relacionam a decisão de compra e a importância das informações consultadas na internet, de modo que, quanto maior o tempo e a exposição a conteúdos on-line, maior a influência da exposição no ambiente on-line nas decisões de compra dos usuários. Diferentemente de estudos anteriores, não se observa significância entre as variáveis gênero e idade dos respondentes nas decisões de compra da amostra investigada.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Laura Ferranty MacLennan, FEA USP

doutoranda em administração, mestre em administração

Leonardo Fabris Lugoboni, FEA USP doutorando FECAP professor INSPER professor ETEC professor

doutorando em administração, mestre em administração

Marcus Vinicius Moreira Zittei, FECAP - professor FURB - doutorando

doutorando em ciências contábeis e administração, mestre em ciências contábeis, contador, professor

Ricardo Yassuo Tabata, FECAP / estudante

especialista em controladoria

Hamilton Luiz Correa, FEA USP professor

doutor em administração

Published

2014-07-28

Issue

Section

Articles