INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NO CENÁRIO DA WEB 2.0: UM ESTUDO DO MONITORAMENTO DA INFORMAÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Authors

  • Alexander William Azevedo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • José Aldo Santana Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2014.v4n2.p105-114.191

Keywords:

Inteligência Competitiva. Web 2.0. Monitoramento da Informação.

Abstract

A Inteligência Competitiva é uma ferramenta que busca contribuir na capacidade das organizações concorrerem com outras a partir da redução dos pontos fracos e ameaças, e do constante monitoramento dos fatores do ambiente externo e interno que influenciam na qualidade da tomada de decisão. O estudo apresenta uma revisão de literatura mostrando Inteligência Competitiva sob um ponto de vista da Ciência da Informação, explorando a compreensão do monitoramento da informação pela Web 2.0. O procedimento metodológico adotado utilizou-se do caráter qualitativo-descritivo. Com base na dinâmica da competitividade organizacional, o principal resultado mostra que o avanço decorrente das Tecnologias da Informação e Comunicação impactou nos processos do uso da informação, na qual a Web 2.0 tornou-se um fator de competitividade no ambiente organizacional no processo decisório da Inteligência Competitiva.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alexander William Azevedo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Bacharel em Ciência da Informação com habilitação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, PUC-Campinas, Bolsista CAPES. Professor Assistente vinculado ao Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Áreas de interesse: Gestão de Unidades de Informação, Inteligência Competitiva, Competência Informacional, Educação.

José Aldo Santana, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduando em Gestão da Informação pela UFPE

Published

2014-07-28

Issue

Section

Articles