Aprimorando Seleções Acadêmicas com Técnicas de Entropia e Método AHP-TOPSIS-2N
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v14.1894Abstract
Este artigo explora a otimização de processos seletivos acadêmicos com o apoio de métodos tradicionais e técnicas de modelagem matemática e análise de dados. Através desses métodos e técnicas, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um processo que melhore a seleção de candidatos, respeitando suas singularidades e subjetividades. O estudo adota uma abordagem exploratória e aplicada, com foco na coleta de dados de processos seletivos de pós-graduação e na implementação de um modelo a ser replicado em outras seleções e em contextos diversos. A metodologia inclui a identificação de critérios relevantes usando o método de entropia, a raspagem automatizada de dados em documentos e a aplicação do método multicritério AHP-TOPSIS-2N. Ao combinar o processo de hierarquização do AHP e a técnica de classificação do TOPSIS, esse método multicritério permite uma análise detalhada e uma classificação justa das alternativas. Os resultados obtidos evidenciam a eficácia desses métodos em todo o processo de classificação dos candidatos, com uma avaliação holística e equilibrada. Com a análise de entropia, a qualidade da escrita nas cartas de intenção e nos currículos Lattes foram indicadores cruciais para a aprovação de candidatos, sublinhando a necessidade de critérios rigorosos de avaliação nestes aspectos. O estudo conclui que a integração de técnicas avançadas com métodos tradicionais permite uma avaliação mais holística e precisa dos candidatos, potencializando o processo seletivo em instituições de ensino superior.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Navus - Gestão e Tecnologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.