Gerenciamento de processos de negócios para potencializar a gestão acadêmica: uma pesquisa-ação
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v13.1806Abstract
O gerenciamento de processos de negócio (Business Process Management - BPM), tem sido utilizado pelas organizações para garantir a satisfação dos principais envolvidos em seus processos. O BPM consiste em identificar os processos que formam a organização e gerenciá-los da melhor forma possível. Entretanto, há pouca aplicação do BPM para a gestão acadêmica, principalmente em instituições públicas. O objetivo deste trabalho é propor e implementar melhorias para o gerenciamento de processos de uma coordenação de curso de ensino superior público. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa-ação, na qual foram identificados 14 processos desenvolvidos pela coordenação e coletadas informações acerca deles através de entrevistas e consulta documental. Com tais informações, os processos foram modelados por meio da notação BPMN e, em seguida, foram realizados grupos focais com estudantes e entrevistas com os coordenadores de curso da instituição. Com base no feedback, criou-se um formulário eletrônico que contempla sete dos processos, bem como uma planilha que fornece o resumo de todas as solicitações realizadas. Além disso, foram desenvolvidos dois dashboards: o primeiro para acompanhamento de solicitações por parte dos discentes suprindo uma de suas principais insatisfações que era a falta de um sistema de acompanhamento, e o segundo dashboard com indicadores de gestão para a coordenação do curso. Em seguida, as melhorias foram implementadas e os processos remodelados. Por fim, a implementação de tais melhorias foi avaliada pelos discentes e pela coordenação do curso, permitindo que se identificassem potenciais oportunidades de melhorias futuras.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Navus - Revista de Gestão e Tecnologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.