Da harmonização do conflito de interesses ao papel externo do conselho de administração: uma conotação contributiva ao desempenho
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2011.v1n1.p111-117.15Keywords:
Conselho de administração, o papel externo do conselho de administração, relação firma-ambiente.Abstract
RESUMO
Este artigo tem como objetivo investigar e discutir as teorias associadas ao conselho de administração aos da governança corporativa. A partir dessas discussões se demonstra as diferentes visões que as teorias atribuem ao conselho de administração, estabelecendo uma revisão teórica, usa como construto principal a teoria da dependência de recurso para explicar as atividades relacionais das firmas, por intermédio dos membros do board. Dessa maneira o artigo discute o papel do board sob a perspectiva da agência, com ênfase nas atividades de monitoramento do board; a teoria stewardship com atribuições mais confiantes ao gestor; e a teoria da dependência de recursos destacando a importância dos membros do conselho na contribuição com o desempenho da firma. Conclui-se que as relações sociais externas estabelecidas por conselheiros contribuem positivamente no fluxo de informações do ambiente à firma; daí a contribuição prestada por esses membros às atividades exercidas pelos gestores (executivos), o que proporciona benefícios ao desempenho.
Downloads
Published
Issue
Section
License
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.