E-commerce: compras coletivas
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2013.v3n1.p74-87.108Keywords:
E-commerce¬. Tecnologia da Informação. Comércio eletrônico.Abstract
A tecnologia da informação está atualmente inserida diretamente no comércio de maneira geral; entretanto, é no comércio eletrônico, e-commerce, que sua aplicação ocorre de forma mais direta. Contudo, essa modalidade de comércio ainda é pouco difundida e, por apresentar problemas de segurança e disparidade de informações, faz com que os consumidores comprem produtos e serviços com parcimônia. A presente pesquisa teve como objetivo mapear a utilização da tecnologia de e-commerce na região do município de Blumenau (SC), por meio do estudo do funcionamento de ambientes web de compra coletiva. Para isso, foi realizada uma pesquisa “censo” qualitativo, durante os meses de outubro e novembro de 2012 nos sites de compra coletiva que oferecem produtos na região de Blumenau. Os resultados apresentados demonstram o perfil dos compradores e comerciantes, os principais produtos ofertados, comercializados e procurados, as formas de pagamentos, as garantias e seguranças oferecidas pelos sites, entre outros. Os resultados demonstraram que produtos de alimentação, estética e beleza, e viagens estão entre os mais ofertados e comercializados na região, o que evidencia os principais tipos de consumidores. Diante dos dados encontrados, notou-se que os produtos e serviços oferecidos ainda são restritos, o que torna tal modalidade de comércio pouco utilizada na região. Contudo, o aumento da variedade de ofertas bem como segurança e confiabilidade nessa modalidade de comércio podem fazer com que o e-commerce torne-se mais atrativo e consolidado nos próximos anos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.