Processo e Desenvolvimento de Novos Produtos: um Modelo Teórico

Autores

  • Cláudio Baltazar Corrêa de Melo Universidade de Caxias do Sul
  • Daniel Hank Miri Universidade de Caxias do Sul
  • Cassiane Chais Universidade de Caxias do Sul http://orcid.org/0000-0002-1922-9273
  • Juliana Matte Universidade de Caxias do Sul
  • Paula Patricia Ganzer Faculdade CNEC Farroupilha
  • Eric Charles Henri Dorion l'École de Technologie Supérieure (Que), Canada
  • Pelayo Munhoz Olea Bolsista CNPQ 1D.

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2020.v10.p01-13.962

Palavras-chave:

Desempenho do Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos. Orientação Empreendedora. Integração Interfuncional. Intensidade Competitiva.

Resumo

O objetivo deste ensaio consiste em propor um modelo teórico que identifique os fatores de impacto do desempenho do Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos, levando em conta a Orientação Empreendedora, a Integração Interfuncional e a Intensidade Competitiva como variáveis antecedentes a esse processo. Assim, partindo de uma abordagem qualitativa e de uma revisão teórica, foi possível propor um modelo teórico consistente que pode ser testado por meio de estudos empíricos futuros. Nesse sentido, este ensaio tem a expectativa de contribuir para uma melhor compreensão dos fatores que impactam o desempenho do Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos e que incrementam o desempenho desses produtos no mercado.

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Biografia do Autor

Cláudio Baltazar Corrêa de Melo, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração pela Universidade de Caxias do Sul

Daniel Hank Miri, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2017) e formação no curso superior de curta duração em Gestão de Pessoas pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos como produção, materiais e principalmente recursos humanos. Atuou em empresas dos segmentos moveleiro, metalúrgico e postos de serviços. Atualmente é bolsista PROSUC/CAPES no curso de Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul, na linha de Inovação e Competitividade 

Cassiane Chais, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, linha de pesquisa: Inovação e competitividade. Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo.

Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS com bolsa FAPERGS/CAPES. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - NIES. Tem experiência na gestão estratégica no varejo. Tem experiência no setor bancário. Tem interesse na docência para os cursos de Administração e Marketing.

Paula Patricia Ganzer, Faculdade CNEC Farroupilha

Pós-Doutora em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2017). Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2013). Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil (2010). Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul (2010). Atuou como professora convidada no MBA em Inteligência de Mercado na FSG Centro Universitário da Serra Gaúcha (2017). PRODUÇÃO CIENTÍFICA: 70 artigos publicados em periódicos (ou revistas nacionais e internacionais). 109 artigos publicados em anais de eventos e 18 capítulos de livros publicados. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS: 71 participações em Bancas, sendo: 64 em Graduação, 07 de Mestrado, 01 de Doutorado. OUTRAS INFORMAÇÕES: Associada ao CRA RS - Conselho Regional de Administração do Estado do Rio Grande do Sul, à AANERGS - Associação dos Administradores da Região Nordeste do Rio Grande do Sul. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Autora de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros, artigos publicados em eventos científicos, no Brasil e no exterior nas áreas de Inovação e Empreendedorismo. Atua no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Avaliadora de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Coordenadora dos Cursos de Graduação em Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade CNEC Farroupilha, Coordenadora Acadêmica da Empresa Júnior. Atua nas áreas de Empreendedorismo, Inovação, Gestão do Conhecimento e Inovatividade Organizacional em diversos setores econômicos com destaque no setor têxtil.

Eric Charles Henri Dorion, l'École de Technologie Supérieure (Que), Canada

Doutorado em Administração de Empresas pela Université de Sherbrooke, Canada (2003), Mestrado em Administração de Empresas pela Université Laval, Canada (1997) e Graduado em Geografia pela Université Laval, Canada (1985). Atualmente é Professor da l'École de Technologie Supérieure (Que), Canada.

Pelayo Munhoz Olea, Bolsista CNPQ 1D.

Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

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Publicado

2020-01-01

Edição

Seção

Artigos