Bibliometria sobre concepção de habitats de inovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2016.v6n3.p88-96.408

Palavras-chave:

Habitats de inovação. Bibliometria. Conhecimento.

Resumo

Com o intituto de potencializar o crescimento econômico-social os habitats de inovação são construções que promovem ações inovadoras, visando a competitividade das empresas e instituições geradoras de conhecimento constituídas na sociedade atual. Dada a relevância do tema para a sociedade atual, baseada no conhecimento, nesse artigo o objetivo é mapear o estado da arte  a partir do estudo conceitual de habitat de inovação no contexto multidisciplinar e das ciências sociais. Para tanto realizou-se a análise bibliométrica, a partir de uma busca sistemática na base de dados Scopus. Como resultado, identificou-se que a pesquisa emerge no campo das áreas multidisciplinares intersectando as discussões sobre bioquímica, genética molecular, psicologia, engenharia, gestão do conhecimento. Percebeu-se após a leitura dos artigos   que há uma diferença entre sistema de inovação e habitat de inovação, sendo o primeiro ligado a leis, normas, registro, políticas públicas, já o segundo está ligado a construção física, ambiente físico pertinentes a inovação.

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Biografia do Autor

Andreia de Bem Machado, UFSC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Alfabetização na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Pedagogia na Faculdade de Educação (FAED) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Experiência na área de Educação há mais de 20 anos e com ênfase em Educação a Distância (EaD) desde de 2004, atuando principalmente nos temas: material didático , orientação de trabalho de pós graduação a distância, planejamento, desenvolvimento, coordenação nos cursos a distância. As diferentes atividades desenvolvidas centram-se principalmente como Designer Instrucional (DI) e áreas pedagógicas relacionadas a EAD. Atualmente desenvolve trabalhos e pesquisas na área de Projeto, Metodologia e Design Instrucional para o planejamento, prática, acompanhamento e avaliação em EaD, educação corporativa, inovação, parques tecnológicos bem como na área de Mídia e Conhecimento. Atua também como professora formador, professora orientadora e avaliadora de artigos científicos.Autora de livro e artigos científicos.

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Publicado

2016-07-12

Edição

Seção

Artigos