Uma leitura crítica da técnica e da tecnologia: da razão instrumental à tecnoética

Autores

  • Daniel Victor Martins Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • André Felipe de Albuquerque Fell Universidade Federal de Pernambuco
  • Nilke Pizziolo Fell Prefeitura Municipal do Recife

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2013.v3n1.p31-35.84

Palavras-chave:

Conhecimento. Técnica. Tecnologia. Tecnoética. Virtude.

Resumo

O trabalho busca promover uma análise e crítica sobre modelos de conhecimentos entre a técnica e a
tecnologia pautadas na sua aplicabilidade como ciência, por meio de dois caminhos temporais: pela via
moderna e contemporânea. Partimos da argumentação de como esses modelos de conhecimento
instrumentais são levados na condição de finalidade para o homem. No nosso enfoque, tais modelos
instrumentais representam a base de sustentação da sociedade para atender às necessidades da evolução
humana. A reflexão se desenvolve em duas partes, a saber: a primeira analisa os elementos entre a técnica e a
tecnologia quanto conceito, progresso e suas implicações; na segunda, justificamos como a categoria ética se
coloca como eixo de equilíbrio entre a identidade da técnica e da tecnologia, pela via tecnoética. A
argumentação propõe um eficiente instrumento de compreensão para um novo olhar da compreensão da
virtude e progresso das ações do homem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Victor Martins, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor do Departamento de Administração da UFRPE/CODAI.

André Felipe de Albuquerque Fell, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto do Departamente de Ciência da Informação da UFPE.

Nilke Pizziolo Fell, Prefeitura Municipal do Recife

Especialista em Supervisão Escolar. Professora da Prefeitura Municipal do Recife.

Downloads

Publicado

2013-03-28

Edição

Seção

Artigos