Fusões e aquisições no ensino superior à luz da teoria do crescimento da firma
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2018.v8n4.p37-52.706Palavras-chave:
Gestão educacional. Gestão organizacional e estratégica. Fusões e aquisições.Resumo
Este artigo analisa 18 anos (2000-2017) de publicações sobre Fusões e Aquisições de Instituições de Ensino Superior ao redor do mundo. O levantamento bibliométrico encontrou cento e oitenta e sete artigos cujo foco foi a intersecção destes temas. Aplicados os devidos filtros, a amostra final contou com cinquenta e dois artigos. Dentre os principais achados, obtidos com análise destes cinquenta e dois artigos, observa-se que há predominância de pesquisas qualitativas e sem a ocorrência de publicação cuja base teórica baseia-se na Teoria do Crescimento da Firma, uma das mais utilizadas em pesquisas tradicionais sobre fusões e aquisições. Grande parte dos artigos encontrados têm sua origem em vertentes oriundas da economia e educação. A ausência de pesquisas sobre Fusões e Aquisições no subsetor de ensino superior revela uma excelente contribuição deste artigo, pois traz um prisma inexplorado e relevante a este tipo de fenômeno. Nos últimos dez anos, apenas no Brasil, mais de duas centenas de fusões e aquisições de instituições de Ensino Superior ocorreram. A contribuição teórica e empírica pretendida com os resultados aqui apresentados é impulsionar futuras pesquisas com base na Teoria do Crescimento da Firma, de Penrose (1959).
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