A Contribuição da Aprendizagem Organizacional Informal para o Desenvolvimento de Competências Gerenciais
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2018.v8n4.p22-36.699Palavras-chave:
Aprendizagem organizacional informal, Competências gerenciais, Gerentes operacionais.Resumo
O objetivo principal deste estudo foi analisar as contribuições da aprendizagem organizacional informal para o desenvolvimento de competências gerenciais dos gestores operacionais. Utilizando uma pesquisa qualitativa, os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, com sete gerentes operacionais de uma empresa do ramo da saúde, com atuações nas regiões da Grande Porto Alegre e Vale dos Sinos, no estado do Rio Grande do Sul e analisados pelo método de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que foi no decorrer da trajetória na empresa que os entrevistados identificaram as competências gerenciais fundamentais para o cargo. Logo, constatou-se que as competências comportamentais são desenvolvidas por meio da aprendizagem informal presente na rotina diária dos entrevistados, em ações e práticas, como: aprendizagem por meio da interação com um colega de trabalho, aprendizagem pela observação de outro colega, aprendizagem a partir da solução de problemas e também a partir de erros e acertos nas atividades diárias e, por fim, aprendizagem por meio da auto reflexão sobre a conduta e postura profissional de cada entrevistado. Portanto, conclui-se que a informalidade contribui para o desenvolvimento de competências, bem como, é facilmente percebida e valorizada pelos entrevistados, que reconhecem que ela enriquece seus respectivos perfis e os leva ao constante desenvolvimento de competências comportamentais.Downloads
Referências
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