Proposta de melhoria para aumento de produtividade em um centro de usinagem
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2018.v8n3.p113-125.639Palavras-chave:
Produtividade. Usinagem. Processo. MelhoriaResumo
Originalmente, os centros de usinagem surgem como um verdadeiro marco na história da metal-mecânica, reduzindo a minutos um trabalho que manualmente, levaria de horas até meses, correndo risco de no final de todo esse processo, a peça lapidada sair fora dos padrões especificados, de maneira que sua utilidade, não cabe mais àquilo que tanto foi planejada e moldada. Nesse sentido, o novo conceito de utilização das técnicas da usinagem é mais preciso, com chances mínimas de erros, porém, assim como no modelo artesanal, os erros existem podendo ser ainda mais agravantes com perdas imensuráveis de produção. Assim como qualquer máquina específica, os centros de usinagem necessitam de parâmetros e manutenção especial, do contrário, sua qualidade produtiva tende a declinar causando diretamente redução expressiva do potencial de produção e eminente geração refugos e demais desperdícios de matéria-prima. Dessa maneira, o artigo apresentará uma proposta de melhoria, em função de determinado centro de usinagem que vem apresentando queda de produção ao longo dos últimos seis meses. Os estudos, inicialmente, concentrarão esforços para identificação da causa raiz por meio da metodologia DMAIC e, posteriormente, apresentação de um projeto estruturado e eficiente.
Downloads
Referências
CREMONEZI, Graziela. Administração Básica. Campo Grande: Life Editora, 2015.
ESCANFERLA, Davi. Projeto DMAIC com ferramentas seis sigma para redução de sucata em uma multinacional do ramo de acessórios automobilísticos. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2014. Disponível em:<https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/124318/000822461.pdf?sequence=1>. Acesso em: 10 out. 2017.
FABRIS, Caroline Bertinatto. Aplicação das Ferramentas da Qualidade em um processo produtivo em uma indústria de ração. 2014. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. Disponível em:< http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4327/1/MD_COENP_TCC_2014_2_03.pdf>. Acesso em: 10 out. 2017.
HOLANDA, Lucyanno Moreira Cardoso. Proposta de aplicação do método DMAIC para melhoria da qualidade dos produtos numa indústria de calçados em Alagoa Nova-PB. [2013]. Disponível em:< http://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros/article/viewFile/974/517>. Acesso em: 10 out. 2017.
HORSTMANN, Matheus. Projeto e Implantação de uma Linha Produtiva. [2008]. Disponível em:< http://siaibib01.univali.br/pdf/Matheus%20Horstmann.pdf>. Acesso em: 10 out. 2017.
LUCINDA, Marco Antônio. Qualidade: Fundamentos e Práticas. São Paulo: Brasport, 2010.
RAMOS, Fabrícia Vieira et al. Gestão de projetos através do DMAIC. [2014]. Disponível em:<http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2014_TN_STO_202_145_25319.pdf>. Acesso em: 10 out. 2017.
RODRIGUES, Alexandre Roger et al. Desenho Técnico Mecânico Projeto e Fabricação no Desenvolvimento de Produtos Industriais. Rio de Janeiro: Elsevier: 2015.
ROSÁRIO, João Maurício. Automação Industrial. São Paulo: Baraúnas: 2009.
SCHEER, August Wihelm. CIM: Evoluindo para Fábrica do Futuro. Rio de Janeiro: Qualitymark:1993.
SILVA, David Becker. Implantação de um sistema de gestão da qualidade em uma empresa do setor metal mecânico. [2014]. Disponível em:<http://www.fahor.com.br/publicacoes/TFC/EngPro/2014/David_Becker_da_Silva.pdf>. Acesso em: 10 out. 2017.
SILVA, Alison et al. Gestão da qualidade: aplicação da ferramenta 5w2h como plano de ação para projeto de abertura de uma empresa. [2013]. Disponível em:<http://www.fahor.com.br/publicacoes/sief/2013/gestao_de_qualidade.pdf>. Acesso em: 10 out. 2017.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.