Elaboração de uma sistemática de seleção de pregoeiros por competências no Instituto Federal de Santa Catarina Campus São José

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2018.v8n1.p125-136.573

Palavras-chave:

Competências. Pregoeiro. Seleção.

Resumo

O processo de compras no serviço público apresenta particularidades impostas pela legislação vigente. O pregão tem sido a forma mais amplamente utilizada na aquisição de bens pelas instituições federais de ensino e exige pessoal capacitado para sua operação.  Deste modo, o objetivo desta pesquisa consiste na elaboração de uma sistemática de seleção de pregoeiros por competências no (IFSC), campus São José. De acordo com a sua natureza, a pesquisa é classificada como aplicada, qualitativa e descritiva e quanto aos meios como pesquisa documental, de campo e participante, a partir de estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizadas a entrevista semiestruturada e a observação participante. O método análise de conteúdo foi utilizado para análise dos dados. A identificação das atribuições do pregoeiro segundo a legislação, das atividades realizadas além das atribuições, dos indicadores de competências traduzidos em conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), propiciou agrupar as competências necessárias para a função. A formação mais adequada, os cursos que deve possuir o pregoeiro, as dificuldades e facilidades encontradas na função foram obtidas. A inexistência de qualquer processo, procedimento ou qualquer critério para seleção foi constatada. Outro resultado relevante foi a consolidação da matriz de competências para a função, a partir das informações obtidas junto aos gestores ligados diretamente aos pregoeiros, e com os próprios pregoeiros. Como último resultado, gestores e pregoeiros citaram a definição de critérios e procedimentos para a designação do servidor, contribuindo para o aprimoramento do processo seletivo. Na conclusão do estudo, uma proposta de sistemática de seleção de pregoeiros por competências é apresentada ao campus São José (IFSC).

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Biografia do Autor

Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Possui graduação em Ciências da Administração pela Universidade  Federal  de  Santa  Catarina  (2005),  é  Mestre  em  Administração  pela  Universidade  Federal  de  Santa Catarina e Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela mesma instituição. Atualmente é professora e Chefe do Gabinete do Reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul­ UFFS.  É professora do Programa de Pós-­Graduação em Administração Universitária  da  UFSC  e  pesquisadora  do  INPEAU/UFSC Instituto  de  Pesquisas  e Estudos em Administração Universitária. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Educação a Distância e Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão universitária, inovação, educação à distância, gestão por competências e Gestão de Pessoas.

 

Roberto Paulo Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), onde exerce o cargo de Assistente em Administração atuando na função de pregoeiro nos processos licitatórios.

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Publicado

2017-12-27

Edição

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Artigos