Relação entre fabricante e varejista: um estudo qualitativo comparativo no setor de peças automotivas

Autores

  • Laudelino Siqueira Amaral Sanematsu Universidade Metodista de São Paulo
  • Ana Rosa da Silva Universidade Metodista de São Paulo
  • Almir Martins Vieira Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2016.v6n3.p56-69.384

Palavras-chave:

fabricante, aliança estratégica, varejo.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar diferentes abordagens de aliança estratégica entre fabricante e varejista durante o período de 1995 a 2015, sob a perspectiva do fabricante. Os pressupostos teóricos tomaram como base o trabalho de Coghlan et al. (2012), em relação às características dos canais de marketing, além do trabalho de Frazier (1999), que contempla o tema da gestão dos canais de distribuição. Trata-se de estudo exploratório, ancorado por abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista e de análise documental. Os resultados evidenciaram que, no cenário estudado, o fabricante valoriza a cultura de compreensão, respeito e confiança (mediado pela cultura interna), enquanto que outros tendem a não praticar essa relação. Concluiu-se que a recompensa financeira não desempenha papel fundamental na aliança estratégica para o varejista se comparada com suporte, relacionamento e confiança. 

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Biografia do Autor

Laudelino Siqueira Amaral Sanematsu, Universidade Metodista de São Paulo

Mestrando em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo

Ana Rosa da Silva, Universidade Metodista de São Paulo

Mestranda em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo

Almir Martins Vieira, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Educação pela UNESP (2007); mestre (2001) e graduado (1996) em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo

Coordenador e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Metodista de São Paulo

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Publicado

2016-07-12

Edição

Seção

Artigos