Processo logístico de faturamento: estudo de caso aplicado a uma distribuidora de alimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2017.v7n2.p66-77.494

Palavras-chave:

Logística. Gestão por processos. Mapeamento. Modelagem. BPMN.

Resumo

As organizações cada vez mais se interessam em conhecer o negócio que executam, com a finalidade de alcançar reduções de custo e tempo (MAGDALENO et al, 2007). Gonçalves (2000) salienta que a gestão de processos é capaz de promover maior flexibilidade na gestão das organizações possibilitando melhores resultados. A empresa objeto de pesquisa deste trabalho é uma distribuidora de alimentos localizada no Estado de Santa Catarina. A empresa sofre com um grande número de devoluções das vendas que são faturadas para pagamento à vista (quando da entrega do produto no ponto de venda). Um levantamento apontou uma média para três meses de R$ 6.436,00 de perdas. Pode-se definir que o problema da pesquisa é o alto custo das devoluções de mercadorias por falta de pagamento no ato da entrega para pedidos à vista pelo cliente no PDV (Ponto de Venda). Assim esse artigo teve por objetivo sugerir, através da análise de BPM, um novo processo de faturamento que reduzisse o nível de devoluções das vendas à vista para a distribuidora Beta. Realizado o estudo de caso através de pesquisa de campo, tabulação, modelagem e análise dos fluxos de processo, a pesquisa concluiu que há possibilidades de alteração dos fluxos de processo que garantam a entrega dos pedidos à vista sem risco de devoluções por falta de pagamento. O estudo também atesta a eficácia das ferramentas de mapeamento e modelagem (5W2H e BPMN) utilizadas para a resolução do problema de pesquisa.

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Biografia do Autor

Ricardo Luis Barcelos, SENAC

Msc. Admistração Área de Gestão e Processos Sustentaveis

Sabrina Aparecida Rosa, Senac

Tec. Administrativo

Adina Raquel da Silveira dos Santos, Senac

Tec. Adminstrativo

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Publicado

2017-04-10

Edição

Seção

Artigos