A pesquisa-ação como estratégia de avaliação da inovação social: estudo de uma entidade educacional do município de Florianópolis
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2016.v6n2.p93-105.367Palavras-chave:
Pesquisa-ação. Avaliação Desenvolvimental. Inovação Social. Organização sem fins lucrativos.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a articulação entre pesquisa-ação e a avaliação desenvolvimental na adequada avaliação e no aprimoramento da inovação social. A pesquisa foi desenvolvida junto a uma entidade promotora da educação e do desenvolvimento familiar, que possui dentre seus programas e ações um centro educacional, voltado para educação infantil, no município de Florianópolis. O quadro teórico mobilizado é baseado na perspectiva da inovação social, da avaliação desenvolvimental e da pesquisa-ação. Os aspectos metodológicos correspondem a uma abordagem predominantemente qualitativa, baseado na pesquisa-ação, cuja estratégia de coleta de dados foi a realização de entrevistas individuais e coletivas, bem como a observação participante. Também se valeu da abordagem quantitativa, por meio da aplicação de questionários e realização de sumarizações. A pesquisa de campo foi realizada no período de agosto de 2014 a novembro de 2015. Os resultados da pesquisa ressaltam a importância da pesquisa-ação no acompanhamento e avaliação da inovação social, visto que promove o desenvolvimento de soluções pela organização pesquisada em tempo mais curto do que quando da adoção de estratégias tradicionais de avaliação (somativa e formativa). Além disso, possibilitou uma maior aproximação e envolvimento das famílias nas atividades e programas promovidos pela escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.