A pesquisa-ação como estratégia de avaliação da inovação social: estudo de uma entidade educacional do município de Florianópolis

Autores

  • Alexandre Gava Menezes Universidade FederaL de Santa Catarina
  • Alvaro Guillermo Roas Lezana Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luciana Francisco de Abreu Ronconi Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Elaine Cristian de Oliveira Menezes Universidade Federal do Paraná – Campus Litoral
  • Évelyn Nunes de Melo Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2016.v6n2.p93-105.367

Palavras-chave:

Pesquisa-ação. Avaliação Desenvolvimental. Inovação Social. Organização sem fins lucrativos.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a articulação entre pesquisa-ação e a avaliação desenvolvimental na adequada avaliação e no aprimoramento da inovação social. A pesquisa foi desenvolvida junto a uma entidade promotora da educação e do desenvolvimento familiar, que possui dentre seus programas e ações um centro educacional, voltado para educação infantil, no município de Florianópolis. O quadro teórico mobilizado é baseado na perspectiva da inovação social, da avaliação desenvolvimental e da pesquisa-ação. Os aspectos metodológicos correspondem a uma abordagem predominantemente qualitativa, baseado na pesquisa-ação, cuja estratégia de coleta de dados foi a realização de entrevistas individuais e coletivas, bem como a observação participante. Também se valeu da abordagem quantitativa, por meio da aplicação de questionários e realização de sumarizações. A pesquisa de campo foi realizada no período de agosto de 2014 a novembro de 2015. Os resultados da pesquisa ressaltam a importância da pesquisa-ação no acompanhamento e avaliação da inovação social, visto que promove o desenvolvimento de soluções pela organização pesquisada em tempo mais curto do que quando da adoção de estratégias tradicionais de avaliação (somativa e formativa). Além disso, possibilitou uma maior aproximação e envolvimento das famílias nas atividades e programas promovidos pela escola.

 

 

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Biografia do Autor

Alexandre Gava Menezes, Universidade FederaL de Santa Catarina

Engenharia de Produção e Sistemas

 

Alvaro Guillermo Roas Lezana, Universidade Federal de Santa Catarina

Superintendencis de TI

Luciana Francisco de Abreu Ronconi, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Elaine Cristian de Oliveira Menezes, Universidade Federal do Paraná – Campus Litoral

Curso de Gestão Pública

Évelyn Nunes de Melo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Acadêmica de Administração Pública

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Publicado

2016-04-14

Edição

Seção

Artigos