Influência dos estilos de liderança na satisfação no trabalho: um estudo em uma entidade de fins não econômicos.

Autores

  • Nivea Patricia de Oliveira Batista Universidade FUMEC
  • Zélia Miranda Kilimnik Universidade FUMEC
  • Mário Teixeira Reis Neto Universidade FUMEC

Palavras-chave:

Liderança. Desempenho. Comunicação. Satisfação.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar a influência dos estilos de liderança sobre a satisfação dos liderados. E, também, a influência dos estilos de liderança no desempenho e na comunicação do líder com os liderados, entre outros objetivos secundários.  A pesquisa foi estruturada a partir de instrumentos adaptados do MLQ (Multifactor Leadership Questionnaire®) de Bass e Avolio (1995), de Satisfação no Trabalho (SIQUEIRA, 1995), de Desempenho de Reis Neto et al (2012) e de Fluxo de Comunicação de Reis Neto et al (2014). Foi pesquisada uma amostra de 200 colaboradores, constituída por conveniência e acessibilidade e os dados foram tratados e analisados de forma descritiva e por meio da Modelagem de Equações Estruturais via o método PLS (Partial Least Square) para a qual foi utilizada função plspm do pacote PLSPM (Partial Least Squares Path Modeling) do software R (versão 3.0.3). Foi obtido um bom ajuste do modelo hipotético, foram confirmadas cinco de onze hipóteses e os objetivos foram atendidos. Dentre os estilos de liderança, o Transformacional apresentou as maiores médias, seguido do Transacional, indicando que esses são os estilos mais adotados pelos líderes da organização. O estilo Transformacional foi identificado como capaz de exercer influência significativa e positiva na satisfação dos liderados e na comunicação. O estilo Transacional apresentou influência significativa e positiva no desempenho, e esse último constructo, revelou-se influenciador dos níveis de satisfação, ou seja, quanto mais elevado o desempenho, maior tende a ser a satisfação. E, finalmente, detectou-se, uma influência significativa e positiva da comunicação do líder com os liderados sobre a satisfação. 

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Biografia do Autor

Nivea Patricia de Oliveira Batista, Universidade FUMEC

Possui mestrado em Administração pela Universidade FUMEC - Maio de  2015;  MBA em Gestão de Instituições Educacionais pela Faculdade Pitágoras – Fevereiro de 2011; Pós Graduação em Gestão e Tecnologia da Qualidade pelo CEFET – Março de 2009; Pós Graduação em Gestão dos Processos Educativos pelo CEPEMG – Março de 2005; MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela UFMG – Julho de 2003 e graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de MG - Julho de 1998. Profissional com larga experiência nas áreas de educação, recursos humanos e qualidade. Apresenta criatividade e flexibilidade para os processos de mudanças e novos desafios organizacionais e grande habilidade para administrar diversas atividades simultaneamente com eficácia, agilidade e foco em resultados. Obtenção de expressivos resultados bem como melhorias nos processos de qualidade dos serviços organizacionais.

Zélia Miranda Kilimnik, Universidade FUMEC

Doutora em Administração pela UFMG, professora e vice-coordenadora do Programa de Doutorado e Mestrado em Administracão da Universidade FUMEC, na linha de pesquisa de Estratégia em Organizações e Comportamento Organizacional. Bolsista de Produtividade do CNPq no período 2002-2013 e Consultora ad hoc da CAPES, tendo atuado como membro da Comissão de Avaliação Trienal 2007-2010 da CAPES, na área de Administração.

Mário Teixeira Reis Neto, Universidade FUMEC

Possui doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1974), . Atualmente é professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade FUMEC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: remuneração variável, metas, avaliação de desempenho, motivação, estratégia e marketing.

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Publicado

2016-07-12

Edição

Seção

Artigos