Influência dos estilos de liderança na satisfação no trabalho: um estudo em uma entidade de fins não econômicos.
Palavras-chave:
Liderança. Desempenho. Comunicação. Satisfação.Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar a influência dos estilos de liderança sobre a satisfação dos liderados. E, também, a influência dos estilos de liderança no desempenho e na comunicação do líder com os liderados, entre outros objetivos secundários. A pesquisa foi estruturada a partir de instrumentos adaptados do MLQ (Multifactor Leadership Questionnaire®) de Bass e Avolio (1995), de Satisfação no Trabalho (SIQUEIRA, 1995), de Desempenho de Reis Neto et al (2012) e de Fluxo de Comunicação de Reis Neto et al (2014). Foi pesquisada uma amostra de 200 colaboradores, constituída por conveniência e acessibilidade e os dados foram tratados e analisados de forma descritiva e por meio da Modelagem de Equações Estruturais via o método PLS (Partial Least Square) para a qual foi utilizada função plspm do pacote PLSPM (Partial Least Squares Path Modeling) do software R (versão 3.0.3). Foi obtido um bom ajuste do modelo hipotético, foram confirmadas cinco de onze hipóteses e os objetivos foram atendidos. Dentre os estilos de liderança, o Transformacional apresentou as maiores médias, seguido do Transacional, indicando que esses são os estilos mais adotados pelos líderes da organização. O estilo Transformacional foi identificado como capaz de exercer influência significativa e positiva na satisfação dos liderados e na comunicação. O estilo Transacional apresentou influência significativa e positiva no desempenho, e esse último constructo, revelou-se influenciador dos níveis de satisfação, ou seja, quanto mais elevado o desempenho, maior tende a ser a satisfação. E, finalmente, detectou-se, uma influência significativa e positiva da comunicação do líder com os liderados sobre a satisfação.
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