A Adoção do Conceito de Ciência Aberta em Revistas e/ou Periódicos: Um Estudo Em Universidades Federais do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v16.2012

Resumo

Ciência Aberta é um conceito relativamente novo, mas que gradativamente ganha importância no meio cientifico e acadêmico. Uma das formas de divulgar os resultados de pesquisas e trabalhos acadêmicos e científicos é por intermédio de revistas e/ou periódicos. Assim, este trabalho teve como objetivo verificar qual a percepção dos editores de revistas e/ou periódicos, de universidades federais brasileiras (com sede/reitoria no estado do Rio Grande do Sul), sobre as vantagens, possíveis benefícios, dificuldades e/ou barreiras para a adoção do conceito de ciência aberta em suas publicações. Foi desenvolvido a partir de entrevistas com os responsáveis pelas publicações. Como resultados, podemos destacar como principais vantagens e/ou benefícios: eliminar a duplicidade de dados e melhorar resultados das pesquisas. Como principais barreiras e/ou dificuldades: questões legais; garantia de acesso e suporte para acesso aos dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Sonaglio Albano, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Bagé

Graduado (Urcamp) e Mestre em Administração (UFRGS). Doutorando em Administração - FEA//USP. Área - Sistemas de Informação.

Fabiane Tubino Garcia, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas (1995), mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e doutorado em Engenharia da Produção pela UFRGS (2022) .

 

Downloads

Publicado

2025-08-26

Edição

Seção

Artigos