Automatização de Processos como Estratégia para Reduzir a Rotatividade de Servidores na Delegacia Regional da Polícia Federal
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v16.1983Resumo
Este artigo aborda a questão da eficiência operacional no Departamento Regional de Polícia Judiciária da Polícia Federal em Brasília, com foco na automatização dos processos de leilões de veículos apreendidos. A necessidade de melhorar a eficiência desses procedimentos surgiu como resposta aos desafios fiscais pela alta rotatividade de funcionários e pela complexidade inerente aos processos administrativos e judiciais. O presente artigo tem como objetivo propor a implementação de um sistema semiautomatizado na melhoria da eficiência e na redução da rotatividade no setor responsável pela gestão de veículos apreendidos pela Polícia Federal. Ao utilizar linguagem de programação Python, foi desenvolvido um código para automatizar as tarefas manuais, incluindo a criação e gestão de processos no Sistema Eletrônico de Informações, registro e inclusão de documentos, e geração de ofícios. Os principais resultados indicam uma redução significativa no tempo de execução dos processos, demonstrando uma melhoria notável na eficiência e precisão. A solução proposta agiliza os procedimentos administrativos, como também contribui para a redução da rotatividade, oferecendo um ambiente de trabalho mais estável e menos exposto a erros humanos. Além de melhorar a eficiência operacional, o estudo fornece uma compreensão sobre como a automação pode influenciar positivamente a gestão de recursos humanos. As implicações para a sociedade incluem um serviço público mais eficiente e transparente, com processos mais rápidos e confiáveis, beneficiando assim a administração pública e a população em geral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Navus - Gestão e Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.