Estudos de caso como metodologia de pesquisa na Engenharia de Produção: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v16.1967Resumo
Este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura para analisar a utilização de estudos de caso como metodologia de pesquisa na engenharia de produção. O objetivo principal foi destacar as contribuições, desafios e oportunidades dessa abordagem, fornecendo uma visão integrada e recomendações práticas para sua implementação. A revisão seguiu as diretrizes de Tranfield, Denyer e Smart (2003), com etapas de definição da questão de pesquisa, identificação e seleção de estudos relevantes, avaliação da qualidade e análise dos dados. A busca nas bases Scopus, Web of Science e Google Scholar utilizou palavras-chave relacionadas à engenharia de produção. A qualidade dos estudos foi avaliada por instrumentos como Jadad Scale e CASP. A análise de conteúdo identificou categorias principais: gestão de riscos e segurança na cadeia de suprimentos, eficiência operacional e logística com implementação de manufatura enxuta, e sustentabilidade com modelos Lean-Green e economia circular. Os estudos de caso demonstraram aplicabilidade em contextos reais, contribuindo para o desenvolvimento teórico e prático. Conclui-se que os estudos de caso são uma metodologia robusta e versátil na engenharia de produção, permitindo análise aprofundada de fenômenos complexos. Recomenda-se rigor metodológico, triangulação de dados e validação dos resultados. A revisão sistemática avança o conhecimento sobre melhores práticas na condução de estudos de caso nesse campo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernando Bittanti Mantovaneli, Alexandre Magno de Andrade , Mario Vinicio Garcia, George Lucas Moraes Pezzott, Bruno Samways dos Santos, Syntia Lemos Cotrim, Danilo Hisano Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.