Fatores explicativos para o uso de cartão de crédito por alunos do curso de gestão de cooperativas de universidades brasileiras

Autores

  • Sandra Invenção de Jesus Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Thiago Bruno de Jesus Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Allison Manoel de Sousa Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Hugo Juliano Duarte Matias Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Filipy Furtado Sell Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v16.1926

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a relação da educação financeira e do otimismo como fatores explicativos do uso de cartões de crédito por estudantes do curso de Gestão de Cooperativas de Universidades Brasileiras. A abordagem do estudo foi quantitativa e descritiva. A amostra compreende 112 respostas do levantamento aplicado a estudantes de graduação. Os achados da pesquisa demonstram que a maior parcela dos estudantes (77,68%) possui cartão de crédito evidenciando o crescimento acelerado dos níveis de consumo.  Quanto à educação financeira, grande parte dos estudantes não tem curso de finanças pessoais (média de 1,9464). A educação financeira tem relação significativa e negativa ao uso dos cartões de créditos. Os respondentes demonstraram-se otimistas apesar do otimismo não possuir relação significativa com o uso do cartão de crédito. Este estudo é relevante ao compreender os fatores que influenciam o uso do cartão de crédito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Invenção de Jesus, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Tecnóloga em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Thiago Bruno de Jesus Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutor em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Professor do Curso de Gestão de Cooperativas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Allison Manoel de Sousa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Professor da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Hugo Juliano Duarte Matias, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB) e Professor do Curso em Gestão de Cooperativas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Filipy Furtado Sell, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Downloads

Publicado

2025-02-18

Edição

Seção

Artigos