Fatores explicativos ao recall do patrocínio esportivo entre torcedores sócios e não sócios de um clube de futebol
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.v13.1808Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar o efeito do nível de exposição, envolvimento, domínio e similaridade no recall do patrocínio máster de um clube de futebol entre torcedores sócios e não sócios. Foi aplicada uma survey em 1.037 torcedores de um clube de futebol situado no nordeste brasileiro, cujo dados obtidos foram analisados por meio da análise fatorial exploratória e regressão logística. Os resultados confirmaram, de forma parcial, o efeito do nível de impacto da exposição, similaridade e do domínio no recall do patrocínio máster. Observaram-se que não ocorre alteração da chance de consumir produtos e/ou serviços do patrocinador máster quando se é sócio torcedor ou não. Os achados indicam que para a exposição, tem ações diferentes conforme o desempenho do clube na temporada. Na similaridade, os sócios torcedores apresentam maior chance de consumir os produtos e/ou serviços do patrocinador máster. Como contribuição, o estudo avança na discussão ao constatar que há fatores dos torcedores que estão ligados ao futebol que levam ao recall do patrocinador máster. Além disso, os resultados mostram que alguns fatores ligados ao futebol que afetam ou estão presentes na vida dos torcedores do clube implicam no consumo de produtos e serviços do principal patrocinador do clube de futebol.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Navus - Revista de Gestão e Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.