Fatores explicativos ao recall do patrocínio esportivo entre torcedores sócios e não sócios de um clube de futebol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v13.1808

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar o efeito do nível de exposição, envolvimento, domínio e similaridade no recall do patrocínio máster de um clube de futebol entre torcedores sócios e não sócios. Foi aplicada uma survey em 1.037 torcedores de um clube de futebol situado no nordeste brasileiro, cujo dados obtidos foram analisados por meio da análise fatorial exploratória e regressão logística. Os resultados confirmaram, de forma parcial, o efeito do nível de impacto da exposição, similaridade e do domínio no recall do patrocínio máster. Observaram-se que não ocorre alteração da chance de consumir produtos e/ou serviços do patrocinador máster quando se é sócio torcedor ou não. Os achados indicam que para a exposição, tem ações diferentes conforme o desempenho do clube na temporada. Na similaridade, os sócios torcedores apresentam maior chance de consumir os produtos e/ou serviços do patrocinador máster. Como contribuição, o estudo avança na discussão ao constatar que há fatores dos torcedores que estão ligados ao futebol que levam ao recall do patrocinador máster. Além disso, os resultados mostram que alguns fatores ligados ao futebol que afetam ou estão presentes na vida dos torcedores do clube implicam no consumo de produtos e serviços do principal patrocinador do clube de futebol.

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Biografia do Autor

Thiago Bruno de Jesus Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do curso de gestão em cooperativas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Administração ´Pública da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Allison Manoel de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ana Paula Haskel, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Antonio Carlos Vaz Lopes, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove). Professor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos