Gerenciamento de processos de negócios para potencializar a gestão acadêmica: uma pesquisa-ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.v13.1806

Resumo

O gerenciamento de processos de negócio (Business Process Management - BPM), tem sido utilizado pelas organizações para garantir a satisfação dos principais envolvidos em seus processos. O BPM consiste em identificar os processos que formam a organização e gerenciá-los da melhor forma possível. Entretanto, há pouca aplicação do BPM para a gestão acadêmica, principalmente em instituições públicas. O objetivo deste trabalho é propor e implementar melhorias para o gerenciamento de processos de uma coordenação de curso de ensino superior público. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa-ação, na qual foram identificados 14 processos desenvolvidos pela coordenação e coletadas informações acerca deles através de entrevistas e consulta documental. Com tais informações, os processos foram modelados por meio da notação BPMN e, em seguida, foram realizados grupos focais com estudantes e entrevistas com os coordenadores de curso da instituição. Com base no feedback, criou-se um formulário eletrônico que contempla sete dos processos, bem como uma planilha que fornece o resumo de todas as solicitações realizadas. Além disso, foram desenvolvidos dois dashboards: o primeiro para acompanhamento de solicitações por parte dos discentes suprindo uma de suas principais insatisfações que era a falta de um sistema de acompanhamento, e o segundo dashboard com indicadores de gestão para a coordenação do curso. Em seguida, as melhorias foram implementadas e os processos remodelados. Por fim, a implementação de tais melhorias foi avaliada pelos discentes e pela coordenação do curso, permitindo que se identificassem potenciais oportunidades de melhorias futuras.

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Biografia do Autor

Andréia Ferreira Cosmo, Aniger Calçados Nordeste

Engenheira de Produção Civil. Aniger Calçados Nordest.

Sânia da Costa Fernandes, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Engenharia de Produção. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Saulo Henrique dos Santos Esteves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Mércia Maíra Araújo dos Santos, Smart Nx

Engenheira de Produção Civil. Smart Nx.

Sheila Dárcia Diógenes de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduanda em Engenharia de Produção Civil. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Caio Augusto Nunes Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Engenharia de Produção. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos