A Influência da Reputação Corporativa no Custo de Capital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-14.1611

Palavras-chave:

custo de capital, ranking, reputação corporativa, B3, MERCO.

Resumo

Esta pesquisa verifica se existe relação entre o custo de capital e a reputação das empresas mensurada pelo ranking do Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (MERCO). Esta pesquisa contribui para a literatura trazendo uma nova proxy para a mensuração da reputação das empresas (ranking do MERCO). Além disso, no ambiente brasileiro não foi encontrado nenhum outro estudo que relaciona de forma direta a reputação corporativa com o custo de capital. A contribuição deste estudo se dá num contexto em que devido às fontes escassas e onerosas de financiamento, conhecer o custo de capital e exercer uma gestão eficaz dos recursos disponíveis, são fatores preponderantes para a sobrevivência das empresas em um mercado competitivo. A pesquisa foi realizada utilizando o método de regressão linear múltipla estimada por Efeitos Fixos com erros robustos. A amostra é composta pelas empresas listadas da B3 nos períodos de de 2013, 2014, 2016 e 2017, sendo o número de observações final igual a 897. O ano de 2015 ficou fora da amostra porque neste ano não ocorreu a publicação do ranking MERCO. Os resultados indicam que empresas listadas na B3 ranqueadas pelo MERCO apresentam menor custo de capital do que as demais, independentemente da posição em que a empresa se encontra no ranking da MERCO.

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Biografia do Autor

Divino Martins de Jesus, Fucape Business School

Mestre em Ciências Contábeis

Silvania Neris Nossa, Fucape Business School

Doutora em Ciências Contábeis e Administração

Valcemiro Nossa, Fucape Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade

Nadia Cardoso Moreira, Fucape Business School

Doutora em Ciências Contábeis e Administração

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Publicado

2021-08-25

Edição

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Artigos