Os influenciadores realmente influenciam? O efeito dos influenciadores digitais na intenção de compra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-16.1579

Palavras-chave:

marketing digital, influenciadores digitais, intenção de compra, mídias sociais, confiança.

Resumo

O estudo analisa o efeito dos influenciadores digitais na intenção de compra dos usuários de mídias sociais. Trata-se de estudo com abordagem quantitativa, conclusiva, descritiva, com dados coletados via survey com 260 usuários de mídias sociais que seguem influenciadores digitais, e análise por meio de estatística descritiva e técnica de modelagem de equação estrutural. Os resultados indicam que os influenciadores digitais desempenham um papel fundamental na intenção de compra dos usuários em mídias sociais; que confiança no influenciador digital, poder de influência do influenciador digital e valor esperado da marca afetam positivamente a intenção de compra das marcas recomendadas. O estudo contribuiu para a proposição e teste de modelo de efeito dos influenciadores digitais na intenção de compra de seus seguidores e para a compreensão sobre fatores que influenciam a intenção de compra de consumidores usuários de mídia social.

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Biografia do Autor

João Coelho Soares, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e membro do grupo de pesquisa NICO (Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística).

Thiago Coelho Soares, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Professor em Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Brasil. thiago.soares@unisul.br

Marcelo Lisboa Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e membro do grupo de pesquisa NICO (Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística).

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Publicado

2021-07-08

Edição

Seção

Artigos