A relação entre práticas de Gestão de Recursos Humanos e Competências Coletivas: um estudo de caso em uma empresa certificada B
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-14.1568Palavras-chave:
Gestão de Recursos Humanos. Competências Coletivas. Certificação B. Trabalho em equipe.Resumo
A complexidade para formação do trabalho em equipe e a articulação de diferentes conhecimentos individuais em prol de um objetivo comum, tornam a competência coletiva uma temática relevante para área de Recursos Humanos. Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre as práticas realizadas pela área de Gestão de Recursos Humanos de uma Empresa B com as competências coletivas, identificando aquelas práticas que possam contribuir para o seu desenvolvimento. O estudo caracteriza-se como descritivo, qualitativo aplicando a estratégia de estudo de caso em uma empresa do estado de São Paulo com certificação B. Como resultado, identificamos as práticas realizadas pela área de Gestão de Recursos Humanos com seus respectivos fatores mobilizadores (comunicação, treinamento e desenvolvimento, relacionamento e incentivos). Alguns destes fatores mostraram-se essenciais para mobilizar configurações coletivas de trabalho. Também identificamos no estudo evidências de ações coletivas, que resultaram em duas competências coletivas: relacionamento e colaboração, e capacidade de desenvolver soluções conjuntas. Concluindo, observamos que as práticas de Gestão de Recursos Humanos contribuem com ações que fomentam o relacionamento cooperativo e a identificação dos colaboradores com sua equipe e organização, estimulando o esforço coletivo e o trabalho em equipe, aproximando-os das competências coletivas.
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