Direcionadores do processo de inovação: o papel da estratégia, liderança e cultura

Autores

  • Pierry Teza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Viviane Brandão Miguez Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Roberto Fabiano Fernandes Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Gertrudes Aparecida Dandolini Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2013.v3n2.p77-88.156

Palavras-chave:

Inovação. Front End da Inovação. Gestão da Inovação. Direcionadores da Inovação.

Resumo

A velocidade de mudança do ambiente em que as organizações estão inseridas aumenta rapidamente, fazendo com que elas necessitem obter vantagens competitivas sustentáveis. Uma vez que o ambiente é competitivo e mutável, as organizações necessitam inovar rapidamente, porém de forma eficiente e eficaz. Uma das condições para que isso ocorra é a gestão efetiva de um processo de inovação que deve estar alinhado com as diretrizes organizacionais, relacionadas com três fatores relativamente bem estudados na literatura de gestão: estratégia, liderança e cultura da organização. Apesar de diversos estudos abordarem um ou dois desses fatores e sua relação com o processo de inovação, poucos estudos têm analisado de forma conjunta. Como contribuição empírica ao tema, este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a influência da estratégia, da liderança e da cultura sobre o processo de inovação em uma empresa desenvolvedora de produtos para o lar. Foi entrevistado um grupo de funcionários da organização, oriundos de diversos setores desta. Para as entrevistas, utilizou-se a técnica de grupo focal, realizada na organização. Complementarmente, utilizaram-se dados obtidos por meio de observação e análise de documentos. Como resultados, verificou-se que: (a) estratégia, liderança e cultura, direcionam o processo de inovação da organização; (b) os funcionários percebem a importância do alinhamento entre esses três fatores para o processo de inovação; (c) apesar de esses fatores influenciarem o processo de inovação, são também influenciados pelo desejo de inovar da organização. Apontam-se, do mesmo modo, alguns pontos para trabalhos futuros.

 

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Biografia do Autor

Pierry Teza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina (FESSC). Técnico em Eletrotécnica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) atuando no curso de Administração Empresarial. Professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAIsc) atuando no curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial. Experiência docente nas disciplinas de Gestão da Inovação, Estratégia Empresarial, Mercadologia, Sistemas de Informação, Trabalhos Acadêmicos e Vendas e Composto Promocional. Experiência profissional na área de consultoria técnica e gerenciamento de projetos e obras de engenharia. Membro do Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI) onde desenvolve pesquisas na área de inovação com foco em Front End da Inovação.

Viviane Brandão Miguez, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Engenharia de Produção na UFSC. Mestre em Engenharia do conhecimento (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de Geração de Ideias no contexto da Inovação. Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006). Atualmente pesquisa sobre inovação com ênfase em geração de ideias.

Roberto Fabiano Fernandes, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui especialização em Engenharia de Projetos de Software pela Unisul, graduado em Ciências da Computação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Possui certificação Scrum Master. Tem experiência em Gerenciamento de Projetos. Atualmente pesquisa sobre inovação, com ênfase em Identificação de Oportunidades de negócios e Metodologias Ágeis.

Gertrudes Aparecida Dandolini, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000. Foi professora da Universidade Federal de Pelotas entre 2003 e 2007, onde foi coordenadora do curso de Matemática e do curso de Matemática na modalidade a distância. Foi pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) até 2011. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina do Departamento de Engenharia do Conhecimento . Na graduação tem trabalhado com a disciplina de estatística e inteligência artificial. Na pós-graduação é professora do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC na área de métodos de pesquisa e Mídia do Conhecimeno. Área de pesquisa: Educação a distância, Inteligência artificial (Redes neurais, Conjuntos difusos, Reconhecimento de padrões), Tecnologias Assistivas, e principalmente Inteligência para inovação.

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Publicado

2013-10-26

Edição

Seção

Artigos