Direcionadores do processo de inovação: o papel da estratégia, liderança e cultura
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2013.v3n2.p77-88.156Palavras-chave:
Inovação. Front End da Inovação. Gestão da Inovação. Direcionadores da Inovação.Resumo
A velocidade de mudança do ambiente em que as organizações estão inseridas aumenta rapidamente, fazendo com que elas necessitem obter vantagens competitivas sustentáveis. Uma vez que o ambiente é competitivo e mutável, as organizações necessitam inovar rapidamente, porém de forma eficiente e eficaz. Uma das condições para que isso ocorra é a gestão efetiva de um processo de inovação que deve estar alinhado com as diretrizes organizacionais, relacionadas com três fatores relativamente bem estudados na literatura de gestão: estratégia, liderança e cultura da organização. Apesar de diversos estudos abordarem um ou dois desses fatores e sua relação com o processo de inovação, poucos estudos têm analisado de forma conjunta. Como contribuição empírica ao tema, este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a influência da estratégia, da liderança e da cultura sobre o processo de inovação em uma empresa desenvolvedora de produtos para o lar. Foi entrevistado um grupo de funcionários da organização, oriundos de diversos setores desta. Para as entrevistas, utilizou-se a técnica de grupo focal, realizada na organização. Complementarmente, utilizaram-se dados obtidos por meio de observação e análise de documentos. Como resultados, verificou-se que: (a) estratégia, liderança e cultura, direcionam o processo de inovação da organização; (b) os funcionários percebem a importância do alinhamento entre esses três fatores para o processo de inovação; (c) apesar de esses fatores influenciarem o processo de inovação, são também influenciados pelo desejo de inovar da organização. Apontam-se, do mesmo modo, alguns pontos para trabalhos futuros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista é de acesso público e gratuito, podendo ser compartilhado de acordo com os termos da Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil. Você tem a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:
a) Atribuição — a atribuição deve ser feita quando alguém compartilhar um de seus artigos e deve sempre citar o nome da revista e o endereço do conteúdo compartilhado.
b) Uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.
c) Vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.
Ficando claro que:
Renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais. Domínio Público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
Outros Direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- os direitos morais do autor;
- direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
Aviso — para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Navus: Revista de Gestão e Tecnologia que deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 4.0 Brasil.