Employer branding: estudo de caso em uma multinacional farmacêutica
DOI:
https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-19.1555Palavras-chave:
Employer Branding. Gestão de Marca Empregadora. Diferencial competitivo. Estudo de caso.Resumo
O estudo teve como objetivo analisar a compreensão e utilização do Employer Branding em uma organização multinacional do ramo farmacêutico. Para isso, procedeu-se, inicialmente, a uma revisão de literatura com foco na discussão acerca do tema de marca empregadora, sua importância, aplicação e desafios. Tendo a literatura como suporte, este trabalho adotou metodologicamente a abordagem qualitativa, de natureza descritiva, realizado por meio de um estudo de caso, selecionando-se uma organização multinacional do ramo farmacêutico. A triangulação foi conseguida por meio da análise de dados secundários para a apresentação e caracterização da empresa escolhida, amparada na observação participante e levantamento de dados primários com a aplicação de entrevistas semiestruturadas junto a quatro gestores. Com isso, foi possível verificar que tanto as estratégias da marca empregadora são aplicadas na empresa, quanto, mais importante, como são percebidas pelos seus colaboradores, tanto de maneira implícita quanto explicitamente. Como resultado, foi possível observar que a gestão de marca empregadora impacta diretamente na visibilidade de uma marca e empresa perante o público, sendo crucial para a atração de talentos, bem como, na satisfação, engajamento e retenção dos colaboradores em uma organização.
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