A Gestão do Conhecimento holística: análise de aderência do modelo de Moscoso-Zea, Luján-Mora, Cáceres and Schweimanns model

Autores

  • Fábio Corrêa Universidade FUMEC http://orcid.org/0000-0002-2346-0187
  • Dárlinton Barbosa Feres Carvalho Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Renata de Souza França Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-12.1492

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Paradigma holístico, Gestão do conhecimento holística, Moscoso-Zea, Luján-Mora, Cáceres e Schweimanns, Análise de conteúdo.

Resumo

O paradigma holístico tem sido apontado há anos como uma abordagem a ser considerada no desenvolvimento de frameworks de Gestão do Conhecimento (GC). O modelo Moscoso-Zea, Luján-Mora, Cáceres e Schweimanns é uma estrutura de GC desenvolvida recentemente, que citou estudos que demarcam a Gestão do Conhecimento Holística (HKM). O objetivo desta pesquisa é analisar a aderência desse framework ao HKM a fim de discernir se a gestão proposta por esse foi considerada mediante ao paradigma holístico. A análise é desenvolvida por meio de procedimentos metodológicos mistos, que se valem da Análise de Conteúdo qualitativa e da abordagem quantitativa. Os resultados mostram que o framework analisado adere parcialmente ao HKM, revelando a necessidade de desenvolver novos modelos que considerem todas as dimensões dessa gestão em conjunto. Esta pesquisa contribui ao tecer uma visão que ajusta a GC ao paradigma holístico e ao propor um método que permite a análise de frameworks mediante a essa perspectiva. A análise de outros modelos, considerando os procedimentos adotados neste estudo, é uma sugestão para pesquisas futuras. Assim, outros estudos podem considerar os achados desta pesquisa para o desenvolvimento de estruturas que englobem a GC em sua totalidade no âmbito organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Corrêa, Universidade FUMEC

Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação e Graduação em Sistemas de Informação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento.

Referências

Abbaszadeh, M. A., Ebrahimi, M., & Fotouhi, H. (2010). Developing a causal model of critical success factors for knowledge management implementation. In Proceedings of the International Conference on Education and Management Technology, Cairo, Egypt.

Akhavan, P., Jafari, M., & Fathian, M. (2006). Critical success factors of knowledge management systems: a multi-case analysis. European Business Review, 18, 97-113.

Al-Mabrouk, K. (2006). Critical success factors affecting knowledge management adoption: A review of the literature. In Proceedings of the Innovations in Information Technology, Dubai, United Arab Emirates.

Al-Rasheed, A., & Berri, J. (2017). Effective reuse and sharing of best teaching practices. Computer Applications in Engineering Education, 25, 163-178.

Anggia, P., Sensuse, D. I., Sucahyo, Y. G., & Rohajawati, S. (2013). Identifying critical success factors for knowledge management implementation in organization: a survey paper. In Proceedings of the ICACSIS 2013.

Arif, M. J., & Shalhoub, M. H. B. (2014). Critical success factors with its effective role in knowledge management initiatives in public and private organizations in saudi Arabia: experts perspectives. Life Science Journal, 11, 636-645.

Bardin, L. (1977). Analysis of content. Lisboa: Edições 70.

Bem, R. M., Coelho, C. C. S. R., & Dandolini, G. (2016). Knowledge management framework to the university libraries. Library Management, 37, 221-236.

Bolisani, E., & Handzic, M. (2015). Advances in knowledge management: Celebrating twenty years of research and practice. New York: Springer.

Capra, F. (1996). The web of life: A new scientific understanding of living systems. New York: Anchor Books.

Cormen, T. H., Leiserson, C. E., Rivest, R. L., & Stein, C. (1990). Introduction to Algorithms. 3rd edition. London: MIT Press.

Crema, R. (1991). Holistic approach: integration of the analytical and synthetic method. In Brandão, D. M. S. and Crema, R. (orgs), The new holistic paradigm: science, philosophy, art and mystique. São Paulo: Summus, 83-99.

Crema, R. (2015). Introdução à visão holística: breve relato de viagem do velho ao novo paradigma. 6rd edition. São Paulo: Summus.

Creswell, J. W. (2014). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Los Angeles: Sage.

Davenport, T. H., De Long, D. W., & Beers, M. C. (1998). Successfull knowledge management projects. Sloan Management Review, 39, 43-57.

Farías, E. B., Mercado, M. T. C., & González, M. J. G. (2016). Modelo de gestión de conocimiento para el desarrollo de posgrado: estudio de caso. Revista electrónica de investigación educativa, 18, 28-139.

Ferreira, V. C. P., Cardoso, A. S. R., Corrêa, C. J., & França, C. F. (2009). Modelos de gestão. 3rd edition. Rio de Janeiro: Editora FGV.

Flach, C. R. C., & Behrens, M. A. (2008). Paradigmas educacionais e sua influência na prática pedagógica. In Proceedings of the Congresso Ibero-Americano Sobre Violências Na Escola, 3, Curitiba, Brazil.

Flick, U. (2014). An introduction to qualitative research. Los Angeles: Sage.

Fteimi, N. (2015). Analyzing the literature on knowledge management frameworks: towards a normative knowledge management classification schema. In Proceedings of the 23rd European Conference on Information Systems, Münster, Germany.

Gai, S., & Xu, C. (2009). Research of critical success factors for implementing knowledge management in China. In Proceedings of the 4st International Conference on Information Management, Innovation Management and Industrial Engineering, Xi'an, China.

Grant, K. A. (2007). Tacit knowledge revisited – we can still learn from Polanyi. The Electronic Journal of Knowledge Management, 5, 173-180.

Heisig, P. (2009). Harmonisation of knowledge management – comparing 160 KM frameworks around the globe. Journal of knowledge management, 13, 4-31.

Holsapple, C. W., & Joshi, K. D. (1999). Description and analysis of existing knowledge management frameworks. In Proceedings of the 32st Annual Hawaii International Conference on IEEE.

Kuhn, T. S. (2012). The structure of scientific revolutions. Chicago: University of Chicago Press.

Kumar, S., Singh, V., & Haleem, A. (2015). Critical success factors of knowledge management: modelling and comparison using various techniques. International Journal of Industrial and Systems Engineering, 21, 180-206.

Lin, Y. C., & Lin, L. K. (2006). Critical success factors for knowledge management studies in construction. In Proceedings of the 23rd International Symposium on Robotics and Automation in Construction, Tokyo.

Maciel, C., & Silva, A. (2008). People's management using holistic models. Revista da Administração Contemporânea, 12, 35-58.

Moscoso-Zea, O., Luján-Mora, S., Cáceres, C. E., & Schweimanns, N. (2016). Knowledge Management Framework using Enterprise Architecture and Business Intelligence. In Proceedings of the ICEIS.

Mutuwa, P. L., & Maiga, G. (2014). A knowledge management model for pediatric health care practice. In Proceedings of the 2st Pan African International Conference on Science, Computing and Telecommunications, Arusha: Tanzânia.

Nickols, F. (2000). The knowledge in knowledge management. In Woods, J. A. and Cortada, J. (2000), The Knowledge Management Yearbook 2000–2001. Boston: Butterworth-Heinemann, 12-21.

Nonaka, I., & Takeuchi, H. (1995). The knowledge creation company: How japanese companies create the dynamics of innovation. New York: Oxford University Press.

O'Brien, J. (2017). Integrating the cultural perspective into two knowledge management frameworks. Knowledge Management, 17, 21-35.

Oztemel, E., & Arslankaya, S. (2012). Enterprise knowledge management model: a knowledge tower. Knowledge and information systems, 31, 171-192.

Pereira, M. F. (2018). A gestão organizacional em busca do comportamento holístico. In Angeloni, M. T. (org), Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2-28.

Rockart, J. F. (1979). Chief executives define their own data needs. Harvard Business Review, 57, 81-93.

Rojas, L. A. R., Bermudez, G. M. T., & Morales, A. A. O. (2013). A knowledge management model applied to health tourism in Colombia. In Proceedings of the 7st International Conference on Knowledge Management in Organizations: Service and Cloud Computing, Heidelber, Berlin.

Rubenstein-Montano, B., Liebowitz, J., Buchwalter, J., McCawa, D., Newman, B., & Rebeck, K. (2001). A systems thinking framework for knowledge management. Decision support systems, 31, 5-16.

Sánchez, I. R. A., & Dante, G. P. (2016). Diseño de un modelo de gestión de conocimiento para entornos virtuales de aprendizaje en salud. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, 27, 138-153.

Scholl, W., Konig, C., Meyer, B., & Heisig, P. (2004). The future of knowledge management: an international delphi study. Journal of Knowledge Management, 8, 19-35.

Sedighi, M., & Zand, F. (2012). Knowledge management: Review of the Critical Success Factors and development of a conceptual classification model. In Proceedings of the International Conference on ICT and Knowledge Engineering.

Serna, M. E., Bachiller, S. O., & Serna, A. A. (2017). Knowledge meaning and management in requirements engineering. International Journal of Information Management, 37, 155-161.

Skyrme, D., & Amidon, D. (1997). The knowledge agenda. Journal of Knowledge Management, 1, 1, 27-37.

Tuamsuk, K., Phabu, T., & Vongprasert, C. (2013). Knowledge management model of community business: Thai OTOP Champions. Journal of Knowledge management, 17, 363-378.

Valmohammadi, C. (2010). Investigation and assessment of critical success factors of knowledge management implementation in Iranian small-to-medium sized enterprises. Journal of Applied Sciences, 10, 2290-2296.

Vergara, S. C. (1993). Sobre a intuição na tomada de decisão. Cadernos EBAP, 62.

Wai, Y. M., Hong, A. N. H., & Din, S. B. (2011). Critical success factors and perceived benefits of knowledge management implementation: towards a conceptual framework. Australian Journal of Basic and Applied Sciences, 5, 754-760.

Weil, P. (1991). O novo paradigma holístico: ondas a procura do mar. In Brandão, D. M. S. and Crema, R. (orgs), O novo paradigma holístico: Ciência, filosofia, arte e mística. São Paulo: Summus, 14-38.

Wirth, N. (1986). Algorithms and Data Structures. New York: Prentice Hall.

Wong, K. Y. (2005). Critical success factors for implementing knowledge management in small and medium enterprises. Industrial Management & Data Systems, 105, 261-279.

Wong, K. Y., & Aspinwall, E. (2005). An empirical study of the important factors for knowledge-management adoption in the SME Sector. Journal of Knowledge Management, 9, 64-82.

Zieba, M., & Zieba, K. (2014). Knowledge management critical success factors and the innovativeness of KIBS companies. Engineering Economics, 25, 458-465.

Ziviani, N. (2014). Projeto de algoritmos com implementações em pascal e c. 3rd edition. São Paulo : Cengage Learning.

Publicado

2021-03-16

Edição

Seção

Artigos